Trump cancela presença em Davos e vai à fronteira no Texas

Foto: Reuters.

Antes de seu embarcar para McAllen, noTexas, onde defendeu e foi buscar apoio para o financiamento da construção do muro nesta quinta-feira, 10, o presidente Donald Trump cancelou seu compromisso de participar neste mês no Fórum Econômico Mundial, emDavos.

O 20º dia de paralisação do governo federal vem com órgãos e agências federais sem recursos para despesas correntes e salários. A maioria dos serviços públicos está suspensa, inclusive de pagamento de benefícios sociais, como food-stamp (vale-alimentação).

Trump foi até a cidade que faz fronteira doTexas e México, para defender seu projeto de construção de um muro de aço separando os dois países. Em uma sala de uma base da fronteira onde estavam expostos armas, drogas e um grande saco com dinheiros apreendidos na região, ele se reuniu com agentes de segurança locais e ouviu relatos de familiares de duas pessoas que foram mortas por imigrantes que vivem ilegalmente no país.

A paralisação do governo federal continua enquanto a oposição democrata resiste em incluir os 5,7 bilhões necessários para a obra no orçamento de 2019. A declaração de emergência contornaria a necessidade de aprovação doCongressopara a Casa Branca obter esses recursos, segundo o jornalWashington Post.

O cancelamento para o Fórum em Davos também foi ocasionado pela indefinição sobre o orçamento. “Por causa da intransigência dos democratas sobre segurança na fronteira e da grande importância da segurança para a nossa nação, estou respeitosamente cancelando minha muito importante visita a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial”, escreveu Trump no Twitter.

Novamente, Trump chegou a falar em declarar emergência nacional e assim ter liberação de fundos sem aprovação do Congresso. “Se eu tiver de fazer, farei. Obviamente, eles (os democratas) não vão assinar um cheque”, afirmou. “Se isso não funcionar (as negociações), provavelmente eu farei isso. Eu quase diria que sim”, completou, ciente dos possíveis processos judiciais que teria de enfrentar. Com informações da Reuters.

O post Trump cancela presença em Davos e vai à fronteira no Texas apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News