Califórnia começa a pagar auxílio a imigrantes indocumentados afetados pela pandemia

Trump ou BolsonaroA partir desta segunda-feira, 18, imigrantes indocumentados na Califórnia podem começar a solicitar assistência financeira de apoio durante a pandemia do novo coronavírus – o primeiro fundo de assistência do gênero.

O governador Gavin Newsom anunciou no mês passado o Disaster Relief Fund – fundo de auxílio a desastres de coronavírus – no valor de US $ 125 milhões para apoiar imigrantes indocumentados que não eram elegíveis para verificações de estímulo federais e benefícios de desemprego devido ao status de imigração.

Califórnia vai dar auxílio financeiro a cerca de 150 mil imigrantes indocumentados

É o primeiro esforço de financiamento estatal direcionado a ajudar imigrantes indocumentados, já que a pandemia de coronavírus tem causado dificuldades financeiras e gerado desemprego em todo o país.

“Todo californiano, incluindo nossos vizinhos e amigos indocumentados, deve saber que a Califórnia está aqui para apoiá-los durante esta crise”, disse Newsom em comunicado em abril. “Nós estamos todos juntos nisso.”

O benefício único fornecerá US $ 500 em suporte por adulto, com um limite de US $ 1.000 por família, disse o escritório de Newsom. O fundo combina US $ 75 milhões em doações estaduais com US $ 50 milhões de organizações privadas e espera-se que beneficie cerca de 150.000 adultos sem documentos, segundo o site do estado.

Entre os doadores privados que doaram US $ 50 milhões estão o Emerson Collective, a Chan Zuckerberg Initiative, a James Irvine Foundation, a California Endowment e a Blue Shield Foundation.

A Califórnia distribuiu os fundos para 12 organizações sem fins lucrativos que têm experiência em servir imigrantes, e os indivíduos podem solicitar assistência entrando em contato com essas organizações diretamente a partir desta segunda-feira.

As inscrições serão aceitas até 30 de junho ou até o esgotarem os fundos. Para ver os detalhes, clique aqui. 

Força de trabalho do imigrante indocumentado nos EUA

Trabalhadores indocumentados estão super-representados em muitos dos setores considerados essenciais e que mantêm o estado à tona, incluindo assistência médica, agricultura e alimentos, manufatura e logística e construção, disse Newsom em seu anúncio inicial.

Cerca de 10% da força de trabalho da Califórnia não tem documentos, disse ele. E embora tenham pago mais de US $ 2,5 bilhões em impostos locais e estaduais no ano passado, eles não se beneficiam do seguro-desemprego nem do estímulo de US $ 2,2 trilhões assinado pelo presidente Trump.

Com cerca de 7,6 milhões de pessoas, trabalhadores não autorizados representam cerca de 4,6% da força de trabalho dos EUA, de acordo com dados de 2017 do Pew Research Center.

 

Leia também Contribuintes pelo ITIN Number, indocumentados não receberão auxílio do governo

 Governo envia primeira parte do auxílio aos cidadãos afetados pela pandemia

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Califórnia começa a pagar auxílio a imigrantes indocumentados afetados pela pandemia apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News