Pular para o conteúdo

Descoberto sistema de esgoto usado como “corredor de drogas” do México aos EUA

Enquanto o presidente Donald Trump batalha pela construção do muro na fronteira com o México, um novo sistema de túneis descoberto sob a cidade mexicana de Nogales, que segue para o norte, em direção aos Estados Unidos, usado para contrabando de drogas, acirra a discussão sobre a segurança na fronteira.

Este completa o terceiro túnel usado como “corredor de drogas” e outros materiais descoberto pelas autoridades nas últimas seis semanas na mesma cidade. Há duas semanas, a polícia federal do México descobriu um túnel de drogas que levava aos Estados Unidos no sul do Texas.

De acordo com moradores da cidade mexicana, os contrabandistas usam o sistema de esgoto como uma “autoestrada”.

Muro x Contrabando

Com a descoberta de mais túneis, as autoridades estão questionando como o muro de fronteira vai impedir o contrabando.
Nogales já tem um muro de fronteira de 25 pés de altura, totalmente reforçado e que os contrabandistas estão atravessando bem por baixo dele.

“Mostre-me uma cerca de 12 pés e mostrarei uma escada de 14 pés”, disse Andrew Gordon, advogado de Phoenix que trabalhou no último projeto de muro quando foi advogado do secretário de Segurança Interna.

Para os especialistas na área de imigração e advogados, são necessários mais agentes na fronteira do que o muro para impedir o tráfico. No entanto, eles apontam para o fato de que foram contratados somente 33 novos agentes de patrulha de fronteira e funcionários da alfândega no ano passado.

“Para cada problema complexo, existe uma solução rápida, simples e errada”, disse Gordon. “Todo mundo pode entender uma cerca, mas isto não vai ajudar em nada”.

“Nossa fronteira sul é um canal para vastas quantidades de drogas ilegais, incluindo metanfetamina, heroína, cocaína e fentanil. Toda semana, 300 dos nossos cidadãos são mortos apenas com heroína, 90% das quais são inundadas em nossa fronteira sul ”, disse Trump em um discurso na semana passada sobre a segurança nas fronteiras entre os EUA e o México.

Mas estatísticas dos EUA, analistas e testemunhos contínuos do julgamento do chefão das drogas Joaquin “El Chapo” Guzman em Nova Iorque mostram que a maioria das drogas que entram nos EUA vindas do México vem através de fronteiras terrestres com agentes, e não por seções abertas da fronteira, escreve o Washington Post.

O post Descoberto sistema de esgoto usado como “corredor de drogas” do México aos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News