Da Chapada à Tijuca: 10 parques nacionais para conhecer

Reconhecido internacionalmente pela sua natureza e biodiversidade, o Brasil conta com 66 florestas espalhadas pelo seu território e seis biomas diferentes. Destas florestas, algumas fazem parte dos 74 parques nacionais, dos quais pouco mais da metade está aberto à visitação.

Com as melhores paisagens e as melhores localizações, a Civitatis selecionou 10 parques nacionais que valem a visita.

CHAPADA DIAMANTINA (MG-BA)
Com uma ampla diversidade ecológica e ambiental, a Chapada Diamantina vai de Minas Gerais à Bahia e conta com três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Divulgação/Tatiana Azeviche (Setur-BA)

Na Chapada Diamantina é possível fazer trilhas, andar de bicicleta, fazer escalada e canoagem, nadar nos rios e apreciar suas 33 cachoeiras, incluindo a impressionante cachoeira da Fumaça, com 390 metros de altura. Para chegar lá, você pode partir de Lençóis e fazer uma excursão às grutas da Chapada Diamantina e visitar o Morro do Pai Inácio.

LENÇÓIS MARANHENSES (MA)
Situado no Cerrado, mas com forte influência da Caatinga e da Amazônia, esse parque abriga ecossistemas como a restinga, o manguezal e muitas dunas.

Divulgação

Há várias formas de conhecer esse paraíso e você pode fazer um tour pelos Lençóis de 4×4, passear de quadriciclo ou até mesmo sobrevoar o parque de monomotor. Para quem prefere uma experiência ainda mais imersiva, fazer uma trilha de 3 dias é uma ótima opção.

FERNANDO DE NORONHA (PE)
Com algumas das praias mais bonitas do Brasil, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha oferece piscinas naturais, trilhas, mergulho, avistamento de golfinhos e sítios históricos que são os principais atrativos do arquipélago, declarado Patrimônio da Humanidade.

Por possuir um ecossistema delicado e espécies ameaçadas de extinção, o parque busca sensibilizar os visitantes para que realizem um Turismo consciente.

SERRA GERAL (RS E SC)
Localizado na fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Parque Nacional da Serra Geral possui uma área superior a 30 mil hectares em que se destacam paredões verticais de até 700 metros de altura que contrastam com o relevo do planalto.

Suas principais atrações são os mirantes, especialmente o Fortaleza, de onde é possível avistar nos dias de céu
aberto a praia gaúcha de Torres, situada a 30 quilômetros. Entre as diversas espécies que habitam o parque estão algumas raras, como o lobo-guará, a suçuarana e o leão-baio, além de diversas espécies de aves.

TIJUCA (RJ)
Considerada a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca está no coração do Rio de Janeiro e é uma das principais atrações da cidade graças às suas trilhas, cachoeiras, ruínas históricas e atrações turísticas, como o Cristo Redentor, o Mirante Dona Marta e a Pedra da Gávea.

Divulgação

A zona onde está o parque foi quase totalmente destruída para a produção de carvão e plantio de café, algo que se reverteu a meados do século 16 para recuperar a natureza. Devido ao seu enorme tamanho – quase 40 km² -, pode ser que você não saiba por onde começar a explorá-lo, por isso recomendamos a Trilha pelo Pico da Tijuca, que lhe permitirá ver animais, cachoeiras e apreciar vistas incríveis.

SERRA DA CAPIVARA (PI)
Declarado Patrimônio da Humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara possui a maior concentração de sítios arqueológicos e com as datações mais antigas do continente americano.

Divulgação

Além de ver pinturas rupestres, o visitante também poderá apreciar a vegetação da caatinga, uma fauna variada e paisagens geológicas que formam belas vistas, como cânions e boqueirões.

Trilhas, passeios de bicicleta, observação de aves… as opções que a Serra da Capivara são muitas e será impossível não se surpreender nesse parque nacional do Brasil.

ABROLHOS (BA)
O Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi criado em 1983 para proteger a maior biodiversidade marinha do país.
Composto por seis ilhas e uma área que abrange parte do arco recifal costeiro localizado entre os municípios de Alcobaça e Prado, o parque é o principal berçário de baleias jubartes no Atlântico Sul.

Tartarugas e aves marinhas, peixes, corais são algumas das espécies que habitam o parque, por isso sua atividade mais popular é o mergulho, além da observação de baleias e aves. Uma visita imperdível para os
amantes da natureza.

CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
Localizado no nordeste do Goiás, esse parque de 240 mil hectares é Patrimônio Natural da Humanidade graças à suas paisagens de beleza ímpar e que mudam durante o ano, além disso, tem antigas áreas de garimpos que contam a história dessa região.

Divulgação

O parque é o destino ideal para aqueles que gostam de fazer trilhas, nadar em cachoeiras ou fazer escalada. Sabia que também é possível fazer uma excursão ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros saindo de Brasília?

CHAPADA DOS GUIMARÃES (MT)
Na região Centro-Oeste do Brasil encontramos também o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, uma área natural do Cerrado brasileiro que abriga as nascentes de alguns dos rios que formam o Pantanal. Em seus 32 mil hectares habitam 242 aves e 76 mamíferos.

Divulgação

Além disso, essa região também conta com diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem marinha e desértica.

O principal destaque fica para a Cachoeira do Véu da Noiva, que não só surpreende pelos seus 86 metros de altura, mas também pelas araras vermelhas que voam em torno dela. O parque também conta com outras cachoeiras e com a curiosa formação natural conhecida como Casa de Pedra, que dizem ter sido refúgio para escravos e abrigo para os homens da Coluna Prestes.

JERICOACOARA (CE)
Fechamos a lista com um destino paradisíaco: o Parque Nacional de Jericoacoara, onde o sol e o vento são constantes, o que faz com que seja possível aproveitar suas praias, lagos, manguezais e dunas durante o ano inteiro.

Divulgação

Se você prefere descansar, é possível fazê-lo tanto nas suas praias quanto nos seus lagos, onde você tem a opção inclusive de relaxar numa rede instalada dentro da água. Mas se prefere desbravar a natureza, sugerimos um passeio de 4×4 pelas dunas e também para apreciar os manguezais.

Já escolheu o seu favorito entre esses 10 parques nacionais do Brasil? Saiba que há muitos outros que você pode visitar e que o Turismo responsável com o meio ambiente é fundamental para a preservação da natureza.

Fonte: PANROTAS