Pular para o conteúdo

Costa Rica almeja mercado brasileiro e celebra voo direto da Gol

PANROTAS / Filip Calixto

Carolina Trejos, diretora de Marketing do Board de Turismo da Costa Rica

Carolina Trejos, diretora de Marketing do Board de Turismo da Costa Rica

Durante a WTM Latin America 2025, a diretora de Marketing do Board de Turismo da Costa Rica, Carolina Trejos, em entrevista ao Portal PANROTAS, celebrou o voo direto da Gol entre São Paulo e San José, capital da Costa Rica, lançado em outubro de 2024. Só no primeiro semestre de 2025, o país viu um aumento de 25% no número de turistas brasileiros.

“A Costa Rica recebe cerca de 3 milhões de turistas por ano, a maioria proveniente dos Estados Unidos, Canadá e México. Agora, nosso foco é diversificar a origem dos visitantes, e o Brasil representa uma grande oportunidade para isso”, explicou Carolina.

Segundo Carolina, 2025 começou com um crescimento expressivo no mercado brasileiro. “Estamos sentindo um grande interesse por parte dos operadores em entender melhor o destino e firmar parcerias que nos permitam capacitar os agentes de viagens. Acreditamos que 2025 será um ano de muito conhecimento e divulgação da Costa Rica, e que 2026 será o momento de colher os frutos desse trabalho.”

Diferenciais do destino

Apesar de ser um país pequeno — com 51 mil km² e cerca de 5 milhões de habitantes — a Costa Rica oferece uma grande diversidade de experiências. Localizados entre o Caribe e o Pacífico, o destino tem duas costas e boas ondas o ano inteiro.

Além disso, Carolina conta que o país está investindo em Turismo de luxo, principalmente na região do Pacífico Norte, com grandes marcas como Four Seasons e Ritz-Carlton, alem de outros hotéis chegando nos próximos dois anos.

Outro destaque levantado pela diretora é que a Costa Rica, pelo seu tamanho permite viver várias experiências em uma mesma viagem — ou até no mesmo dia. “Em 7 dias por exemplo, é possível estar de manhã na montanha, explorando uma floresta tropical, e a tarde relaxando em uma praia. A natureza é exuberante, com uma enorme diversidade de fauna e flora. E os nossos vulcões deram origem a um produto forte de bem-estar, com tratamentos terapêuticos de yoga e de cuidado com a pele ao redor dessas áreas”, conta.

Entre as atrações mais conhecidas, Carolina menciona Monteverde, uma floresta tropical com infraestrutura completa para caminhadas, tirolesas, arvorismo e aventuras de trekking, com hotéis e serviços inseridos na mata. Outro destaque é La Fortuna, onde está localizado o vulcão Arenal — o mais icônico do país. Lá, os visitantes encontram diversas opções de trilhas, rapel e cachoeiras.

Ao ser questionada sobre atrativos menos conhecidos, a diretora apontou o sul do Caribe e o sul do Pacífico como áreas ainda pouco exploradas, mas repletas de experiências autênticas. “É lá que se pode observar a migração das baleias e a desova das tartarugas. Como ainda não é uma região tão desenvolvida quanto o Pacífico Norte, conserva muita cultura local e comunidades tradicionais. A gastronomia é deliciosa. Esses são os dois segredos que deixo aqui”, revelou.

Fonte: PANROTAS