Consulado em Miami está em pleno funcionamento e emissão de documentos deve se normalizar até o fim de julho

DA REDAÇÃO – O Consulado-Geral do Brasil em Miami está com equipe completa e atendimento ao público normalizado desde o dia 1 de junho. O agendamento prévio, uso de máscara e distanciamento social ainda são exigidos para atendimentos presenciais.

O objetivo é que a emissão de documentos volte ao que era antes da pandemia – com prazos menores para agendamento e processamento de solicitações – até o fim de julho.

De acordo com o cônsul-adjunto Leonardo Rabelo, desde o início da pandemia do coronavírus, as equipes estavam trabalhando em esquema de rodízio, o que gerou um grande acúmulo de pendências. “Chegou um período em que tivemos 1.800 passaportes na ‘fila’ para serem processados. Por serem documentos oficiais, os passaportes não podem ser levados para casa por servidores que estavam em home office. Por essa razão, tivemos atrasos significativos”, explica Rabelo. “Mas a situação agora está se normalizando. Todos os servidores já foram vacinados e estão trabalhando. Nossa expectativa é que até o fim de julho a situação volte ao normal”, enfatiza o cônsul-adjunto em entrevista ao AcheiUSA.

Rabelo explica que hoje a espera para a emissão de um passaporte – serviço que salvo algumas exceções é feito pelo Correio – demora em média 25 dias do início ao fim do processo. Durante a pandemia, essa espera chegou a mais de 60 dias.

Ele afirma que já é possível encontrar vagas para atendimentos presenciais já no início de julho. São realizados presencialmente os seguintes serviços: atestado de vida, autorização de viagem de menor, alistamento militar, procuração, registros de nascimento, casamento e óbito.

Já passaportes, carteiras de matrícula consular, segunda via de registros de nascimento, casamento e óbito e atestados de residência devem ser solicitados pelos Correios.

O cônsul-adjunto afirma que os eventos itinerantes estão sendo retomados e que o Consulado-Itinerante vai estar em Orlando nos dias 25, 26 e 27 de junho.

Para informações adicionais acesse o site: miami.itamaray.gov.br.

The post Consulado em Miami está em pleno funcionamento e emissão de documentos deve se normalizar até o fim de julho first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA