A China afirmou na quarta-feira (23) que está aberta a negociar com os Estados Unidos sobre as tarifas de importação. O porta-voz de Pequim, Guo Jiakun, enfatizou que, em uma guerra comercial e tarifária, não há vencedores e que a “porta para conversar está escancarada”.
A declaração é uma resposta ao presidente Donald Trump, que na terça-feira (22) mencionou a possibilidade de um acordo para reduzir as taxas de importação sobre produtos chineses, atualmente fixadas em 145%. Dirigentes de grandes varejistas dos Estados Unidos, como Walmart, Target e Home Depot, alertaram Trump de que as tarifas elevadas poderão acarretar interrupções nas cadeias de suprimentos e aumento de preços.
Já o presidente chinês, Xi Jinping, ressaltou que guerras tarifárias e comerciais prejudicam o sistema multilateral de comércio, além de afetarem negativamente os interesses dos países envolvidos. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a escalada das tarifas pode levar a um aumento significativo da dívida pública global, que pode passar de 92,3% para 117% do PIB até 2027.
The post China aceita negociar novas tarifas de importação com os Estados Unidos appeared first on AcheiUSA.
Fonte: AcheiUSA