
A Vinícola Indómita, que tem tours especiais de colheita de março a abril (Vinícola Indómita/Reprodução)
Amantes de vinho não podem deixar de conhecer o Chile entre março e abril, época da vindima. Neste período, o país é dominado por festas da colheita da uva e atividades especiais nas vinícolas, que permitem que os visitantes participem do processo de produção da bebida.
Confira as principais celebrações e as programações das vinícolas por todo o Chile para a vindima em 2020:
Fiesta de la Vendimia de Colchagua
Quando: 6 a 8 de março
Onde: Plaza de Armas da cidade de Santa Cruz, a 180 km de Santiago
O Colchagua é o segundo maior e um dos mais relevantes vales do Chile, produtor de rótulos de alta qualidade reconhecidos internacionalmente. Vinhas importantes da região estarão presentes na festa oferecendo degustações, como a Montes (classificada como a sexta melhor vinícola do mundo em 2019), a Viu Manet e a Viña Santa Cruz.
Os ingressos são separados de acordo com o número de degustações que você pode realizar, de quatro a um número ilimitado de taças. Além do vinho, outras atrações da festa são os artesanatos, as apresentações de danças tradicionais e as várias opções gastronômicas.
Fiesta de la Vendimia de Curicó
Quando: 19 a 22 de março
Onde: Plaza de Armas de Curicó, a 200 km da capital
Com mais de 30 anos de tradição, essa festa é a maior e mais antiga celebração da vindima chilena. Além de vinhos da adega Miguel Torres, uma das grandes organizadoras do evento, também é possível degustar rótulos de outras 15 vinícolas locais.
O evento ainda terá mais de 150 estandes de artesanato e culinária local, sem contar as apresentações de dança e os jogos, que incluem uma interessante competição de pisa das uvas.
Fiesta de la Vendimia de Buin
Quando: 27 a 29 de março
Onde: Parque Avenida O’Higgins, em Buin, a 35 km de Santiago
Esta é uma boa opção para quem está em Santiago, mas não quer se deslocar tanto para participar dos festivais de vindima. 20 vinícolas participarão das degustações, entre elas a Concha Y Toro, uma das maiores do Chile, a Santa Rita e a Carmen.
O evento ainda terá palestras de sommeliers, competições, grupos folclóricos, exposições de artesanatos e um grande pátio gastronômico. A entrada é gratuita, mas é preciso comprar ingressos para fazer as degustações.
Fiesta de la Vendimia de Casablanca
Quando: 28 e 29 de março
Onde: Estádio Municipal de Casablanca, a 80 km da capital

– (Festa da Vindima de Casablanca/Reprodução)
Essa é a festa para quem adora vinho branco. Isso porque ela é realizada no Vale de Casablanca, entre Santiago e Valparaíso, região reconhecida internacionalmente por produzir esse tipo de vinho com muita qualidade. Vinícolas renomadas, como a Matetic, Emiliana e Indomita, farão parte das celebrações.
O evento também trará destaque para a música e a gastronomia local, com estandes de empanadas, queijos e chocolates da região. O público pode entrar na festa gratuitamente, mas quem quiser degustar os vinhos precisa comprar ingresso.
Vendimia Fest Santiago 2020
Quando: 4 e 5 de abril
Onde: bairro Itália, em Santiago
A festa ideal para quem está na capital. Além de ter como uma das principais vinícolas do evento a Concha Y Toro, grande produtora do Chile e do mundo, a celebração ainda terá parrilla, músico ao vivo, artesanato e a típica pisa da uva. Assim como os outros festivais, a entrada é gratuita – só é preciso pagar pelo seu consumo.
Dia da Colheita na Viu Manent
Quando: 28 de Março, 4 e 18 de Abril
Onde: Vinícola Viu Manent, no Vale do Colchagua

– (Vinícola Viu Manent/Reprodução)
Por um dia inteiro, a vinícola convida visitantes a participarem da vindima em seus vinhedos. Além de pôr a mão na massa, os participantes farão uma visita técnica pela adega, onde uma aula sobre todo o processo de fabricação do vinho acontecerá, e, claro, uma degustação diretamente dos barris. O tour é finalizado com um piquenique acompanhado dos rótulos da casa.
O valor da experiência é 60 mil pesos chilenos, equivalente a 335 reais). O preço inclui o transporte de ida e volta de Santiago para a vinícola, almoço e lanche. Reservas podem ser feitas pelo email [email protected] ou o telefone +56 22 840-3181.
Veja no vídeo abaixo como foi o programa em 2019:
Experiência de colheita na Casas del Bosque
Quando: de março a abril
Onde: Vinícola Casas del Bosque, no Vale de Casablanca
Das 10h30 às 13h, visitantes podem participar da vindima, com todo o equipamento apropriado para colher e cortar as uvas. Logo depois, eles também ajudam na seleção das uvas e no processo com as máquinas para a produção do vinho.

– (Vinícola Casas del Bosque/Reprodução)
O tour também passa pela adega da vinícola e acaba no pomar, com uma degustação de seus rótulos e de empanadas. A visita é feita em espanhol ou inglês, no valor de 30 mil pesos chilenos – em torno de 168 reais. É preciso reservar com antecedência, o que pode ser feito online neste link.
Minha primeira colheita na Indómita
Quando: 15 de março a 30 de abril
Onde: Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca

– (Vinícola Indómita/Reprodução)
Depois de estarem vestidos apropriadamente para a vindima, com tesoura, caixa, luvas, avental e boné, visitantes partem para os vinhedos para colher por conta própria as uvas premium do local. Após a colheita, segue-se para a lagoa do vinhedo para uma degustação de Sauvignon Blanc.
A visita guiada é finalizada na adega, onde os participantes podem conhecer as instalações de vinificação e provam os vinhos da marca direto dos barris. Todo o tour dura entre 2 horas e meia a 3 horas, e custa 32 mil pesos chilenos por pessoa (cerca de 180 reais). Deve-se reservar com no mínimo cinco dias de antecedência.
Fonte: Viagem e Turismo