Pular para o conteúdo

Califórnia: Dono de empresa preso pela ICE com os imigrantes ilegais que contratou, responderá por crime federal

Quatro homens presos esta semana durante uma operação do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em uma empresa em El Cajon compareceram pela primeira vez ao tribunal federal na sexta-feira. As prisões foram feitas na San Diego Powder and Protective Coatings, onde os indivíduos enfrentam acusações relacionadas a imigrantes trabalhando ilegalmente no negócio.

John Washburn, o gerente geral da empresa, estava entre os presos. Ele é acusado de conspiração para abrigar estrangeiros, com alguns dos imigrantes supostamente encontrados morando nas instalações da empresa. Os promotores incluíram fotos dos alojamentos na queixa criminal. Três trabalhadores imigrantes também foram acusados ​​de apresentar documentos falsos para trabalhar na empresa. Todos os quatro réus enfrentam uma pena máxima de 10 anos de prisão.

Four arrested in ICE raid at El Cajon business face federal charges - YouTube

Philip Johnson, CEO da San Diego Powder and Protective Coatings, não foi preso durante a batida. Ele declarou: “Dia muito surpreendente para mim, ontem. Fui entrevistado por investigadores.” Johnson explicou que a empresa havia assinado recentemente um contrato com a Patrulha da Fronteira, que exigia verificações de antecedentes do pessoal. “Aparentemente, durante a verificação de antecedentes dessas pessoas, algumas foram flagradas com documentos falsos”, disse ele. Patrick Griffin, advogado de defesa de Washburn, descreveu seu cliente como “um cavalheiro de 57 anos. Ele é um homem de família. Mas o mais importante, provavelmente, para este caso, é que ele era funcionário deste negócio, então ele não é dono do negócio. Ele nunca foi preso ou acusado de qualquer crime.”

Four people charged following federal raid at El Cajon business

Esperava-se que Washburn fosse solto sob fiança de US$ 5.000 na sexta-feira à noite. Os três trabalhadores presos foram presos sem fiança, pois os promotores alegaram que eles poderiam ser um risco de fuga. De acordo com os registros do tribunal, agentes da Homeland Security Investigations (HSI) prenderam um total de 26 pessoas durante a batida de quinta-feira. Isso incluiu os quatro acusados ​​no tribunal federal, sete testemunhas materiais que não foram acusadas de crimes e 15 imigrantes que os promotores dizem que estavam trabalhando ilegalmente nos Estados Unidos. Quando questionado sobre a situação dos 15 imigrantes, um porta-voz do HSI não forneceu detalhes adicionais. A próxima audiência de Washburn para acusação está marcada para 24 de abril no tribunal federal em San Diego.

Fonte: Brazilian Press