Pular para o conteúdo

Traficante que tentou fuga vestido como a filha é encontrado morto em cela no Rio

O preso que tentou fugir do Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, vestido como sua filha na semana passada foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira, 6, em sua cela no presídio de segurança máxima Bangu 1.

De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio (Seap), a suspeita é de que Clauvino da Silva, de 42 anos, conhecido como Baixinho, teria se enforcado com um lençol.

O corpo de bombeiros foi chamado, e será realizado o registro de ocorrência. Também será instaurada uma sindicância para apurar os fatos. A Seap informou que todas as celas de Bangu 1 são individuais.

Na semana passada, Clauvino tentou fugir do presídio Gabriel Ferreira Castilho, Bangu 3, unidade que abriga presos da maior facção criminosa do Rio.

Após o episódio, ele foi colocado em isolamento em Bangu 1, presídio de segurança máxima do Rio. O traficante estava sozinho na cela. Clauvino, que possuía condenação de quase 100 anos de prisão, tentou escapar no último sábado usando uma máscara de látex, peruca e roupas femininas. Ele tentou se passar pela sua filha, Ana Gabriele Silva, de 19 anos. Segundo a polícia, ele iria deixar a sua filha dentro da cadeia.

Os inspetores penitenciários perceberam a atitude suspeita e interromperam o plano de fuga. O traficante, a sua filha e mais sete visitantes foram encaminhados à delegacia. Entre eles, estava uma grávida. Os agentes suspeitam que a máscara e os óculos entraram no presídio com ela, já que gestantes não são revistadas.

Ana Gabriele foi autuada em flagrante pelo crime de facilitação de fuga. Já o pai responderia apenas administrativamente, já que para que fosse configurado o crime de “Evasão mediante violência contra a pessoa”, previsto no Código Penal, seria necessário que o preso tivesse usado de violência em sua tentativa de fuga, o que não ocorreu.

Clauvino estava condenado a 73 anos e 10 meses de prisão e tinha outra fuga em seu histórico no sistema penitenciário. Em fevereiro de 2013, Baixinho estava entre os 31 presos que fugiram do Instituto Penal Vicente Piragibe, em Gericinó. Na ocasião, ele conseguiu deixar a unidade pelo esgoto.

De acordo com fontes da Seap, apesar das tentativas de escapar da cadeia, Clauvino não tinha problemas de indisciplina e é apontado como um detento calmo. Nas ruas, no entanto, tinha perfil bem diferente: segundo agentes da secretaria, o traficante era extremamente violento.

Veja no vídeo. Crédito: BBC Brasil.

O post Traficante que tentou fuga vestido como a filha é encontrado morto em cela no Rio apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News