Pular para o conteúdo

Santos: maior terminal de cruzeiros do Brasil vai mudar de lugar






Santos: maior terminal de cruzeiros do… | Viagem e Turismo





















Parque Valongo foi inaugurado em 2024 (Prefeitura de Santos/Divulgação)
Continua após publicidade

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, é o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros do Brasil. Atualmente, os cruzeiristas chegam e partem do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, que fica na região de Outeirinhos.

Mas, futuramente, a ideia é que isso seja feito no Parque Valongo, em pleno Centro Histórico de Santos. Porém, o novo porto só deve ser inaugurado daqui cinco anos: as obras ainda não começaram e o projeto está em fase de análise por órgãos do governo.

A mudança visa movimentar o comércio e a cultura local ao aproximar os visitantes do Centro Histórico. Ao mesmo tempo, o porto na região de Outeirinhos vai passar a operar apenas como terminal para cargas de granéis sólidos, como fertilizantes. Assim, o governo pretende evitar o conflito de demanda entre navios de cargas e de passageiros.

Área para receber passageiros deve dobrar

Atualmente, o terminal na Baixada Santista já recebe a maior parte dos passageiros de cruzeiros que passam pelo Brasil. Só nesta temporada, que vai de novembro de 2024 a abril de 2025, a passagem de navios de cruzeiro por Santos deve movimentar R$ 1,5 bilhão.

A expectativa é que o movimento cresça com a inauguração do novo terminal no Parque Valongo. Cada um dos mais de 150 trechos que poderão ser atendidos pelo terminal podem levar aproximadamente 3.500 passageiros à cidade.

Continua após a publicidade

Além da importância econômica para o setor turístico, a novidade está alinhada ao projeto de revitalização do Centro Histórico de Santos. Visitantes vão desembarcar em um ponto mais próximo das principais atrações da cidade.

Estima-se mais de R$ 1 bilhão de investimentos para a adequação do Parque Valongo como terminal de passageiros. Um edifício garagem e passarelas devem ser construídas. A área para receber os passageiros deve dobrar de tamanho em relação ao terminal atual. O projeto inclui também um novo anel viário, para melhorar o trânsito na região.

bondinho-centro-historico-santos
Mudança quer atrair ainda mais visitantes para o Centro Histórico de Santos (Rogério Cassimiro – MTUR/Flickr)
Continua após a publicidade

Parque Valongo e outras atrações do Centro Histórico

Inaugurado em julho de 2024, o Parque Valongo faz parte do projeto de revitalização do Centro Histórico. Locais e visitantes passaram a ter acesso ao antigo Armazém 4 do porto, que se tornou uma estrutura coberta para eventos.

O espaço dos armazéns 5 e 6 virou uma área de lazer a céu aberto, com duas quadras, jardins e píer. Uma roda-gigante havia sido aberta no local, mas o brinquedo encerrou as atividades em novembro.

Desembarcando ali, os cruzeiristas poderão ir a pé a lugares como o gratuito Museu Pelé, que conta a história do grande atleta brasileiro. Também estão próximos o Museu do Café, o Paço Municipal e a Casa do Trem Bélico, prédio em estilo colonial que é o mais antigo da cidade.

Continua após a publicidade

Outra opção é fazer um passeio de bonde por outros pontos históricos do município, como a Casa da Frontaria Azulejada e o Conjunto do Carmo, composto por duas igrejas que estão entre as construções mais antigas em estilo barroco. Vale incluir também o Prédio da Alfândega e o Outeiro de Santa Catarina, que marca o ponto inicial do povoamento de Santos.

Leia tudo sobre Santos

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Publicidade


Fonte: Viagem e Turismo