Pular para o conteúdo

Noticia – Gilson Machado Neto recebe representantes da organização da 24ª Surdolimpíada de Verão

Nesta quarta-feira (2/9), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Gilson Machado Neto, recebeu, em seu gabinete, representantes do Comitê Plural da 24ª Surdolimpíada de Verão, que terá como sede o município de Caxias do Sul (RS) e será disputada entre 5 e 21 de dezembro de 2021. A madrinha do evento é a primeira-dama da República e presidente do Conselho do programa Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, a quem os representantes da organização da competição visitaram na véspera da reunião na Embratur.

Conhecida internacionalmente como Deaflympics, a Surdolimpíadas de Verão é um certame multidesportivo internacional que ocorre a cada quatro anos – no intervalo entre um evento e outro, a cada dois anos, ocorre também as Surdolimpíadas de Inverno. Será a primeira vez que um país da América Latina receberá o tradicional evento, realizado desde 1924, e são esperados mais de 4 mil atletas deficientes auditivos, oriundos de mais de 100 países, disputando em 100 modalidades esportivas.

Além de mostrar vídeos promocionais preparados pela organização do evento, com a participação da primeira-dama, os visitantes solicitaram ao presidente da Embratur auxílio para a divulgação da competição. “Devemos ter mais de 10 mil pessoas em Caxias do Sul e nas cidades vizinhas, pois os atletas vêm acompanhados”, explicou o presidente da 24ª Surdolimpíada de Verão, Emir José da Silva.

Gilson Machado Neto demonstrou que a Agência aguardará uma proposta a ser encaminhada para a gerente de Relacões Institucionais e Imprensa da Embratur, Adriana de Lucena, que viabilizou a reunião e é natural de Caxias do Sul. “Será um prazer ajudar a divulgar um evento tão importante e inclusivo. Vamos trabalhar para tornar viável que isso ocorra”, disse Gilson Machado Neto.

Em ambas as reuniões estiveram presentes o presidente da 24ª Surdolimpíada de Verão, Emir José da Silva, o secretário de esportes de Caxias do Sul, Gabriel Citton, e o vice-presidente da International Committee of Sport for the Deaf (ICSD), Gustavo Perazzolo, que é deficiente auditivo e esteve acompanhado de uma interprete de libras. Perazzolo foi responsável por batizar o presidente da Embratur em libras: por ser sanfoneiro, o gesto que identifica Gilson Machado Neto se assemelha ao movimento que é feito para tocar sanfona.

Ao final da reunião, foi entregue ao presidente da Embratur um vinho especial produzido na Serra gaúcha, oferecido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde a maior parte da competição será realizada. Também foram entregues materiais promocionais da 24ª Surdolimpíada de Verão incluindo máscara e camiseta.

Fonte: Embratur