O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o nome da diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti, 68, como próxima embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. A escolha foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (21) e só será confirmada após a sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O governo anfitrião ja concordou com a indicação e, caso passe pelo crivo dos parlamentares, Viotti se torna a primeira mulher a assumir o cargo em Washington. Diplomata de carreira, ela chegou a ser cotada para assumir o Ministério das Relações Exteriores do governo petista, mas a pasta acabou ficando com Mauro Vieira. A indicada de Lula já representou o Brasil na ONU e foi embaixadora em Berlim, na Alemanha. Ela também chefiou o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, função que ocupou até 2021.O comando da Embaixada nos Estados Unidos é uma das funções mais estratégicas da diplomacia bilateral por conta do poder econômico do país norte-americano e do tamanho da comunidade brasileira.
As relações entre os dois países estava morna durante a gestão Biden-Bolsonaro. Admirador de Donald Trump, o ex-presidente brasileiro foi o último líder latino-americano a reconhecer a vitória de Biden nas urnas, o que causou incomodo nas autoridades americanas. No ultimo dia 9 de janeiro, o embaixador brasileiro indicado por Bolsonaro, Nestor Forster, 59 anos, foi removido do cargo, juntamente com a diplomata Maria Nazareth Farani Azevêdo, que era cônsul do Brasil em Nova York.
The post Lula indica nome para embaixada do Brasil nos EUA que pela 1ª vez pode ser comandada por uma mulher appeared first on AcheiUSA.
Fonte: AcheiUSA