Pular para o conteúdo

Curados pela COVID-19 passam de 1 milhão no mundo

Mais de um milhão de pessoas – 1.039.588 – se recuperaram da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no mundo, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins na tarde desta sexta-feira, 1° de maio.

O balanço reporta apenas aos casos da doença confirmados oficialmente e calcula a cura em cerca de um terço das pessoas que contraíram a doença.

A desigualdade entre países para enfrentar a COVID-19

Em todo o mundo, 3.303.296 de pessoas contraíram o novo vírus e 235.290 mil morreram por complicações da Covid-19 até esta tarde.

Países com mais pessoas curadas

Nos Estados Unidos, cerca de 159.663 se curaram da doença, 63.127 pessoas morreram e os casos confirmados somam 1.082.411.

No segundo lugar entre os curados está a Alemanha, que tem quase 127 mil recuperados entre os 163 mil infectados. O país, que tem 6,6 mil mortos, é apontado até o momento como um caso de sucesso na Europa devido à grande capacidade de testagem e por ter investido no rastreamento dos primeiros casos.

Espanha vem em terceiro com 112.050 curados (24.543 mortes), China 78.505 curados (4.637 mortes), Itália 78.249 para 28.236 óbitos e França 51.124. Reino Unido tem somente 892 curados para 27.583 mortes e 178.684 casos confirmados.

Brasil

O Brasil aparece em 9º na lista com 35.935 mil pessoas recuperadas.

Porém, nesta semana, o número de mortes no Brasil chegou a mais de 6 mil e o de infectados passou de 85,3 mil. Os números mostram que o Brasil passou a China, mesmo com uma população menor. O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que a epidemia está em “franca ascendência” e que não é possível iniciar a liberação do isolamento.

Como não há testagem em massa, o Ministério da Saúde afirma que não há como saber exatamente quantas pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no país. Boa parte dos infectados é assintomático ou apresenta sintomas leves e não chega a ser testada. A prioridade nos testes é para os pacientes graves, aqueles que precisam ser hospitalizados.

Curados

Os curados costumam relatar muita angústia e medo que enfrentam no processo de recuperação. Em geral, as pessoas com quadros leves da doença não chegam a ficar hospitalizadas, mas precisam enfrentar o isolamento durante um período de 14 dias em suas casas para evitar que familiares também sejam contaminados.

Pessoas idosas e com doenças pré-existentes, como diabetes e doença cardíaca, tendem a desenvolver quadros mais graves da doença e precisar de hospitalização. A internação pode durar longos períodos e, alguns casos, é preciso de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) equipada com ventiladores. Em algumas cidades, nem sempre esses leitos estão disponíveis.

Leia também

Brasileiros “presos” pela pandemia nos EUA lutam para voltar para o Brasil

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Curados pela COVID-19 passam de 1 milhão no mundo apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News