A cerca de 16 km de Porto Seguro, Coroa Vermelha faz parte do município de Santa Cruz Cabrália e marca o local onde navegações portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral atracaram pela primeira vez no Brasil, em 1500. O local onde foi realizada a primeira missa em solo brasileiro é marcada por uma cruz, que foi reformada em 2000.
A região como um todo é conhecida como Costa do Descobrimento, mas é claro que as terras costeiras não estavam desocupadas quando chegaram os portugueses. Há diversas reservas indígenas em Santa Cruz Cabrália, sendo que é possível conhecer a Aldeia Coroa Vermelha, onde há uma venda de artesanato, e o Museu Indígena de Coroa Vermelha.
Praia de Coroa Vermelha e Travessia de Moisés
Com dois quilômetros de extensão, a praia de Coroa Vermelha possui areias brancas, mar calmo e muitas barracas e restaurantes à beira-mar para almoçar. A exceção é a parte esquerda da praia, próxima à cruz que marca o local da primeira missa no Brasil, onde há menos restaurantes: nesse caso, a dica é buscar uma das cabanas de pescadores locais, que preparam peixes e frutos do mar.
As águas calmas e azuis formam piscinas naturais ladeadas por recifes de corais. É possível explorar a costa em passeios de escuna ou alugar equipamentos para mergulhar e ver de perto os recifes.
Os dias de maré baixa são os favoritos para visitar Coroa Vermelha. Isso porque, conforme a água recua, forma-se a Travessia de Moisés, uma faixa de areia que permite caminhar no meio do mar baiano, em um cenário que rende ótimas fotos.
Como chegar em Coroa Vermelha
A praia de Coroa Vermelha fica a cerca de 10 km de Porto Seguro, com maior oferta hoteleira. Outros pontos interessantes para visitar no entorno incluem a Praia de Santo André, a Praia do Mutá e a Praia Belmonte.
Compartilhe essa matéria via:
Resolva sua viagem aqui
Fonte: Viagem e Turismo