Área tri-estatal: quando, onde e quem deve usar máscaras a partir de agora

Vários estados adotaram novas diretrizes federais que dizem que as pessoas totalmente vacinadas não precisam mais usar máscaras em ambientes fechados ou ao ar livre na maioria das situações, incluindo, mais recentemente, em New York. As alterações entraram em vigor na quarta-feira.

Mesmo quando o CDC relaxou sua orientação, algumas regras de máscara federais permaneceram em vigor. O mandato ainda se aplica quando dentro de aeroportos ou em aviões, ônibus e trens, de acordo com o TSA. A agência havia dito anteriormente que o uso de máscara permaneceria em vigor até pelo menos meados de setembro.

Aqui está uma visão da situação atual em relação aos requisitos de uso de máscara para pessoas totalmente vacinadas e não vacinadas em New York e New Jersey.

New York

O governador Andrew Cuomo anunciou que New York adotará as recomendações do CDC para pessoas totalmente vacinadas a partir de 19 de maio, aqui estão elas:

– Transporte público, incluindo o LIRR, nas estações e em plataformas ao ar livre, independentemente do status de vacinação ou distanciamento social. Agradecemos sua cooperação.

– Asilo, abrigos, prisões, escolas, centros médicos.

– As empresas e locais privados continuarão a ter o direito de fazer cumprir os requisitos COVID adicionais de sua escolha, incluindo a exigência de que todos os clientes usem máscaras, já que não há uma maneira clara de determinar quem é vacinado e quem não é.

– As pessoas que estão totalmente vacinadas não precisam usar máscaras ao ar livre ou na maioria dos ambientes internos, mesmo durante a participação em eventos ou locais de grande escala.

As pessoas não vacinadas devem seguir as indicações:

– Indivíduos não vacinados, sob a orientação do CDC e do estado, devem usar máscaras em todos os ambientes públicos.

– Participantes não vacinados e/ou com status de vacinação desconhecido para eventos internos de grande escala que excedam os limites estaduais de reunião social devem usar máscaras, exceto ao sentar e comer ou beber

New Jersey

O governador Phil Murphy removeu a ordem de uso da máscara em área externa para todas as pessoas, vacinadas ou não, mas está optando por manter a regra da máscara em área interna em seu estado para ambientes públicos.

Ainda serão exigidas máscaras em espaços públicos internos, esteja você vacinado ou não. Também em creches, acampamentos de verão para jovens, instalações do programa pré-escolar público, privado e paroquial, escolas primárias e secundárias, incluindo escolas charter e renascentistas, hospitais ou estabelecimentos de saúde, locais com populações vulneráveis, como instalações de cuidados de longa duração, instalações correcionais, negócios de varejo, recreação e entretenimento, estabelecimentos de comida ou bebida e cassinos.

Máscaras não serão necessárias em: Chipotle, Costco, CVS, Starbucks, Trader Joe’s e Walmart. A Target recomenda cobertura facial para clientes e funcionários que não estão totalmente vacinados. A CVS diz que os clientes que não estão totalmente vacinados devem continuar usando protetores faciais e que os funcionários devem fazê-lo durante o trabalho.

Fonte: Brazilian Press