O maior e mais moderno avião da Azul já chegou ao principal hub da companhia aérea. Nesta sexta-feira, o novíssimo Airbus A350 pousou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e o Melhores Destinos acompanhou a sua chegada.
Com capacidade para até 334 passageiros, o A350 veio da França e fez uma parada no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, antes de voar para Campinas. Os executivo da Azul fazem mistério, mas é certo que a aeronave vai fazer as principais viagens internacionais da companhia, saindo principalmente de Viracopos. O primeiro destino deve ser a Flórida, nos Estados Unidos, e depois a cidade portuguesa de Lisboa.
Os primeiros voos vão acontecer ainda este ano, entre novembro e dezembro. Antes disso, no entanto, o A350 precisa passar pelo processo de certificação e realizar alguns voos internos de teste sem nenhum passageiro – todo esse procedimento deve durar dois meses.
Ao modernizar a sua frota, a Azul vai trazer ainda mais um A350 este ano e outros dois em 2023 – por outro lado, os antigos A330CEO vão ser aposentados.

A cabine do piloto no A350
O Airbus A350 por dentro
A Azul é a única companhia brasileira a contar com o A350 – a Latam chegou a operar o avião, mas devolveu todos os que tinha em abril do ano passado. Durante a visita já podemos ver por dentro o que os passageiros podem esperar dele.
Logo na entrada já dá pra perceber que o avião é novíssimo – A Azul reformou todo o interior para que a aeronave tivesse a cara da companhia.
São três classes, começando com a Business e seus 33 lugares. Neles, os passageiros vão ter mais conforto e privacidade. Dependendo da configuração, porém, uma poltrona está bem ao lado de outra, mas no geral há uma boa divisão entre elas.
- Algumas fileiras têm as poltronas bem lado a lado
- Toda poltrona conta com porta objetos e tomadas normal e USB
- As fileiras são configuradas em 1-2-1
- Quem escolhe a janela está sempre sozinho
As outras duas classes se diferenciam pela cor das poltronas e por haver um espaço maior entre elas, além de uma reclinação um pouco mais ampla – a princípio, a reclinação parece a mesma, mas em uma viagem de mais de 8 horas qualquer centímetro a mais faz diferença.
A classe Economy Extra tem 102 poltronas na cor bege e fica no meio do avião. Na sequência começa a classe Economy, com 199 lugares. A diferença no espaçamento entre as pernas das duas classes é visível mesmo antes de se sentar. Todas as poltronas contam com tela de entretenimento e entrada USB, e o compartimento de bagagem é de bom tamanho, com mais espaço que outras aeronaves.
Mais poltronas, menos poluição
Enquanto o A330 que vai sair da frota tinha capacidade para 242 ou 274 pessoas, dependendo da sua configuração, o A350 conta com 334 passageiros. Apesar de ser maior, ele consome 20% a menos de combustível por poltrona. E menos carbono para o meio ambiente.
Com os novos Airbus A350, a Azul pretende ampliar a sua rota internacional no ano que vem. Segundo o vice-presidente de receitas da companhia, Abhi Shah, uma rota nova que estava nos planos era Nova York, mas a cidade americana já foi descartada. “Já tentamos três vezes e não conseguimos”, afirmou, abrindo outras opções. “Paris está na nossa lista, mas temos também outras oportunidades.”
Por ser um avião grande, com bastante capacidade de carga e passageiros, não é viável financeiramente fazer viagens curtas com o Airbus 350 – por isso mesmo o seu destino principal deve ser os Estados Unidos e a Europa.
Depois de ver todas essas fotos, ficou curioso para voar com o novo A350 da Azul? Deixe seu comentário!
Fonte: Melhores Destinos