16 estados já anunciaram planos de reabertura da economia nos EUA

Mike Groll/Gabinete de Andrew Cuomo

Pelo menos 16 estados já oficializaram a intenção de reabrir as suas economias a partir da próxima semana. O anúncio mais recente foi do governador do Alabama, Kay Ivey, que deve apresentar nessa sexta-feira, 17, os planos do estado para voltar às atividades no dia 1° de maio.

A mesma data foi estabelecida pelo governador Greg Abbott, do Texas, para retorno à normalidade.O governador texano disse durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira, 13, que as empresas “que tem impacto mínimo ou nulo” na disseminação do coronavírus serão as primeiras a reabrir.

“Não será uma correria, onde todos poderão reabrir repentinamente de uma vez”, disse Abbott. “Temos que entender que devemos reabrir de uma maneira em que possamos estimular a economia e, ao mesmo tempo, combater a disseminação do COVID-19”.

Na quarta-feira, 15, o governador da Flórida, Ron DeSantis também anunciou a formação de uma “força-tarefa” com a mesma finalidade, embora ainda não definiu data e nem detalhes da volta à normalidade.

DeSantis anunciou “força-tarefa” nessa quarta-feira. (AP Photo/John Raoux)

Os três estados seguem o exemplo da Califórnia e Nova Iorque que na segunda-feira, 13, foram os primeiros a anunciarem a criação de dois blocos de estados que irão reabrir suas economias simultaneamente e de forma coordenada – Califórnia, Oregon e Washington formam o bloco da costa oeste. Nova York, Nova Jersey, Connecticut, Delaware, Pensilvânia, Rhode Island e Massachusetts formam o bloco da costa leste. Não foi definida a data de reabertura mas especula-se que seja dia 1 de junho.

Todos os estados são unânimes em afirmar que a volta será gradual, e mediante novas regras de comportamento. O uso de máscaras deve continuar, assim como as regras de distanciamento social continuarão sendo seguidas até pelo menos o final do ano, mas com menos rigidez.

O governador de NY, Andrew Cuomo, disse que acabar com a quarentena e ampliar a categoria de trabalhadores considerados essenciais, além de aumentar a disponibilidade de testes, serão a prioridade na reabertura econômica dos sete estados do bloco leste. “Mas as decisões serão tomadas com base em orientações dos especialistas em saúde pública”, declarou Cuomo.

LEIA TAMBÉM: Trump consultará indústrias e empresários sobre “reabertura” do país

Cada um dos sete estados nomeará um oficial de saúde pública, um oficial de desenvolvimento econômico e um chefe de gabinete de cada governador para compor a “força-tarefa”. Na próxima semana os sete governadores devem divulgar mais detalhes sobre o plano de retomada.

California Gov. Gavin Newsom (AP/Rich Pedroncelli)

Gavin Newsom: “Nova normalidade”

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, que lidera o bloco oeste formado por três estados, já esboçou uma estrutura para reabrir a economia no Golden State. O anúncio foi feito na terça-feira, 14. Mas não está definido se serão estendidas as ordens e quarentena – que estão em efeito até 3 de maio em todo o estado, e 15 de maio em Los Angeles – mas o democrata apresentou as regras que serão implementadas para permitir a reabertura econômica.

Newsom diz que sua equipe está focando em seis áreas: Disponibilizar mais exames; Proteger grupos de alto risco, incluindo idosos e pessoas com doenças crônicas; Garantir que os hospitais tenham leitos e suprimentos suficientes para cuidar dos pacientes; Acompanhar o progresso no desenvolvimento de tratamentos; Capacidade das escolas e empresas de apoiar o distanciamento social e Capacidade de restabelecer novas quarentenas, se necessário.

O governador fala em uma nova normalidade e diz que os californianos devem se preparar para “terem a temperatura verificada” ao entrar em um estabelecimento comercial, ou “serem atendidos por garçons usando luvas e máscaras, em restaurantes com metade das mesas”.

30% dos restaurantes podem não reabrir

A Associação de Restaurantes da Califórnia calcula que até 30% dos restaurantes da Califórnia podem não reabrir.

A “nova normalidade” vai ser um desafio também para as escolas, que terão que adotar novos protocolos de higienização em todo o país. Na Califórnia, que tem 6 milhões de estudantes, o governador não descarta a possibilidade de reduzir a quantidade de alunos por sala de aula.

Outros estados anunciaram “força-tarefa”

Além dos treze estados já citados, outros quatro também anunciaram iniciativas de retomada, mas sem muitos detalhes apresentados.

O governador da Louisiana, John Bel Edwards, disse que anunciaria ainda esta semana uma força-tarefa de recuperação econômica para aconselhar sobre os próximos passos que o estado deve tomar.

LEIA TAMBÉM: Prefeito de Miami-Dade anuncia iniciativas para “voltar ao trabalho”

Em Iowa, a ordem de quarentena termina dia 30 de abril e o governo deve autorizar a reabertura das escolas e de algumas empresas “não essenciais”.

O governo de Oklahoma também está “trabalhando em um plano para reabrir a economia do estado, possivelmente já em 30 de abril”, segundo declarou à CNN o governador Kevin Stitt nessa quarta-feira, dia 15.

E no Tennessee, o governador Bill Lee declarou que irá iniciar a reabertura econômica após o fim da quarentena, em efeito até 30 de abril.

Com informações da CNN e do LA Times.

O post 16 estados já anunciaram planos de reabertura da economia nos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News