Grupo Mulher Brasileira.
O Grupo Mulher Brasileira alerta a comunidade que a decisão do…

O Grupo Mulher Brasileira alerta a comunidade que a decisão do governo norte-americano de despachar para Boston e outras cidades consideradas santuários equipes tipo SWAT de armamento pesado e especialmente treinadas para combater situações sérias de perigo, é um ato político eleitoreiro, sem base legal e está sendo monitorada de perto por entidades de proteção e defesa dos direitos dos imigrantes. Estas unidades táticas da patrulha de fronteira, BORTAC na sigla em inglês, segundo o governo, vão colaborar com oficiais da imigração na prisão de imigrantes indocumentados que foram soltos pelos juízes por não terem antecedentes criminais.
É importante que nossa comunidade saiba que várias autoridades, como os prefeitos de Boston, Martin Walsh, o de Somerville, Joe Curtatone, não só deram nota denunciando a decisão, como reiteraram que suas cidades continuarão tratando todos os residentes de forma igual, independente de status imigratório.
A senadora Warren, o senador Markey, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez e outros representantes políticos assinaram carta exigindo explicações e a suspensão imediata do programa.
É importante que nossa comunidade fique bem informada e não se deixe paralisar pelo medo nem se alimente de informações falsas e alarmantes. O gabinete do prefeito de Boston e o de Somerville estão monitorando a situação e ainda não notam nenhum aparato policial anormal na cidade.
Lembre-se que para uma autoridade policial entrar na sua casa você precisa dar autorização e abrir a porta.
Você tem direito de pedir o mandado judicial assinado por um juiz com seu nome e se o documento não existir, não estiver assinado por um juiz ou não tiver o seu nome, ele não tem validade.
Estamos aqui de plantão para ouvir qualquer relato. Entre em contato com o Grupo Mulher Brasileira pelo Facebook ou telefone e WhatsApp 617-202-5775.
2020 é o ano do Censo. Todos contamos!
O Censo começa dia 1º de abril! Há três maneiras de responder ao questionário: on line, acessando o formulário em várias línguas, inclusive português, no site do Censo 2020. Ou devolvendo o questionário pelo correio. Ou respondendo pelo telefone. Se o questionário não for devolvido ou respondido por telefone ou no computador, um recenseador vai bater na sua porta.
O questionário não pergunta sobre status imigratório, prova de residência legal ou cidadania. É seguro responder às perguntas porque elas serão usadas apenas para definir a população, levantar estatísticas, alocar verbas para educação, saúde, programas sociais e outros, e para determinar a representação política de cada estado.
Para nosssa comunidade, é muito importante que a gente responda à questão sobre raça e etnia como “Others” ou Outros e escreva na caixa Brazilian ou brasileira (o). Se nós respondermos que somos brancas, negras, hispânicas ou latinas a verba não vem para populações de língua portuguesa e nós continuaremos contados por baixo e sem representação oficial.
Fale com o Grupo Mulher Brasileira por telefone ou WhatsApp no número 617-202-5775, se tiver dúvidas ou precisar de informação.
Assistência legal
A advogada Nancy Kelly e o advogado John Willshire, do GBLS e Harvard Immigration Project, estarão no Grupo Mulher Brasileira na quinta-feira, dia 20 de fevereiro, das 14 às 17 horas, para orientar legalmente famílias recém-chegadas e com crianças que atravessaram a fronteira sozinhas, estão usando tornozeleira e sendo monitoradas (os) frequentemente pela imigração. Marque uma consulta pelo telefone ou WhatsApp 617-202-5775.
Clínica de Família
Dia 26, quarta-feira, haverá clínica de assessoria jurídica de direito de família, aqui no GMB, uma parceria com o Harvard Legal Aid Bureau. A clínica vai atender individualmente sobre matéria de direito de família, incluindo casos de divórcio, separação, violência doméstica, paternidade, guarda, convivência e alimentos. Os membros do Bureau poderão tirar dúvidas sobre casos existentes ou auxiliá-los a preencher formulários para dar início a novos casos, e poderão se comunicar com vocês em Português, ou através de intérpretes que falem Português.
Matrícula Escolar
As Escolas Públicas de Boston estarão no Grupo Mulher Brasileira novamente dia 12 de março próximo, das 10 às 18 horas, para matricular crianças para as escolas de Boston e ajudar com seguro de saúde. As próximas datas são: abril 9 e maio 14. Não é preciso marcar hora, basta vir no Grupo no horário de atendimento.
Leia estas informações com atenção e mantenha estes cartões no bolso.
Fonte: Brazilian Times