
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, o escritor Victor Bach Monteiro…
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, o escritor Victor Bach Monteiro tem mestrado Educação, pela UNESP-Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, e é formado Hipnose Clínica (Associação Internacional de Hipnose Clínica e Experimental – Espanha).
Mas a área que ele atua e que o jornal Brazilian Times vai destacar nesta edição é a Constelação Familiar. Ele ministra aulas sobre este assunto no Instituto Imensa Vida, em diversas cidades no Brasil e recentemente começou nos Estados Unidos.
Brazilian Times – O que é constelação familiar?
Bach Monteiro – Constelação familiar é uma terapia breve desenvolvida por Bert Hellinger, filósofo, terapeuta e educador alemão. Em seus muitos anos trabalhando com famílias e estudando diversas escolas de terapia, Bert Hellinger observou a existência de certos princípios que contribuem para a harmonia e saúde nas relações humanas, seja dentro da família, em empresas ou instituições. Esses princípios foram chamados de “ordens do amor”.
Através do método das constelações é possível identificar dinâmicas repetitivas dentro das famílias, desordens e também se liberar de certas cargas que não nos pertencem. Enfim, amar e desfrutar a vida de uma forma mais lúcida, não sendo solidário na dor ou repetindo histórias de sofrimento.
Brazilian Times – Como é feita essa terapia?
Bach Monteiro – Pode ser realizada em grupo ou individualmente. Quando em grupo, a pessoa escolhe representantes para membros do seu sistema e monta uma imagem que representa sua dificuldade ou seu sistema familiar. A partir disso informações são obtidas pelos representantes, que se sentem de acordo com aquilo que estão representando, e algumas intervenções podem ser sugeridas pelo terapeuta visando a solução.
Brazilian Times – Quantas sessões são necessárias?
Bach Monteiro – Não existe um número exato, mas de modo geral em uma sessão muitas questões conseguem ser esclarecidas. Para mim, uma das vantagens desse método é o fato de ser breve e muito eficaz. Como terapeuta tenho observado bons resultados trabalhando com constelação. Ela é Terapeuta Integrative e Facilitadora de Constelação, Barras de Acces e Thetahealing e coordena turmas de formação e organiza atendimentos em grupo e individuais para as pessoas interessadas.
Brazilian Times – Gostaria de deixar uma mensagem para o leitor?
Bach Monteiro – Sim, Bert Hellinger diz que “quando levantamos o véu do passado é para se despedir dele”. A constelação pode ser um recurso muito útil para isso. Ao deixar o passado no passado e parar de projetá-lo no futuro, uma vida de leveza e alegria se descortina diante de nós. Sou muito grato pela oportunidade.
Brazilian Times – Onde a comunidade brasileira pode encontrar um profissional ou curso de constelação?
Bach Monteiro – Aqui nos EUA, Amaralis Mello, que atualmente reside na Flórida, representa o Institute Immense Life Learning Academy em parceria com a empresa Integrative Life System. Ela pode ser contatada através do telefone 754.366.0336 e mais informações podem ser adquiridas ao acessar o site www.integrativelifesystem.com.
O Instituto Imensa Vida se originou no Brasil com Tarso Firace, Alexia e Andrea Durso, Reginaldo Teixeira Coelho e Letícia Roscue e hoje também tem turmas nos estados da Flórida, Massachusetts e New Jersey.
Fonte: Victor Bath Monteiro
Fonte: Brazilian Times