A psicóloga, escritora, professora universitária e palestrante Ellen Moraes Senra considera a…
A psicóloga, escritora, professora universitária e palestrante Ellen Moraes Senra considera a comemoração do Dia Internacional da Mulher muito importante. E isso ela fala tanto como mulher, como profissional.
“Esse dia, em específico, é um marco sobre um movimento que nos proporcionou conquistas e direitos que antes nos era negado, afinal, se hoje podemos votar, mandar em nossos corpos, trabalhar fora, isso foi conquista de outras mulheres que vieram antes de nós. E merece sim ser considerado é comemorado”.
Atuante na luta do empoderamento feminino, inclusive o da mulher negra, é palestrante de projetos como o “Avança Nega” e participa como autora, coordenadora editorial e coautora de diversos livros, entre eles “Autoamor: um caminho para a autoestima e regulação emocional feminina” e “A psicologia e a essência da negritude”.
Nesse dia 8 de março, embora não seja especificamente a data oficial para comemorar as conquistas nesse panorama, Ellen Senra aponta que também houve mudanças positivas para a mulher negra nos últimos tempos.
“Temos crescido muito em nossa sociedade e alcançado cargos e status que antes não eram comuns, afinal, éramos ‘cota’, somente isso. Atualmente, estamos chegando onde queremos, mas também passamos por situações vexatórias e racismo, por vezes velado e outras vezes escancarado.
Todavia, nos fortalecemos cada vez mais e temos mostrado que o nosso lugar é aonde nós desejamos estar e não aonde acham que devem nos colocar”, finaliza.
Saiba mais sobre o seu trabalho em @psicologaellensenra.



Fonte: Brazilian Times