Albertina.
O dia das mães, como bem sabemos, no Brasil é comemorada no segundo domingo de…

O dia das mães, como bem sabemos, no Brasil é comemorada no segundo domingo de maio e assim como nos demais países a comemoração visa homenagear a figura familiar materna e a maternidade. Em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa, a data é nominada “Dia da Mãe”.
Origem
A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. A Enciclopédia Britânica diz: “Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor.”
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os “Mothers Days Works Clubs” com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.
Jarvis organizou em 1865 o “Mother’s Friendship Days”(dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.
Popularização
Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido.
Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães.
No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.
No Brasil, coube à Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) a iniciativa da comemoração. A data foi trazida ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long. A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre.
Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio.
Os Traços de Zanne Neiva
Formada em Publicidade Propaganda pela UNI-BH/MG, Curso Livre de Pintura pela Escola Guignard – BH/MG e Pós Graduada em Pesquisa e Ensino no Campo das Artes Plásticas Contemporânea pela UEMG – BH/MG, Zanne Neiva é mineira de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha.
Pinta em Acrílica/tela desde 1980, com várias coletivas, individuais e prêmios em sua trajetória nos caminhos da arte. Seus trabalhos encontram-se em várias galerias de todo país, principalmente Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Vitória, Curitiba, Rio de Janeiro e Goiânia.
Trabalhos vendidos em Nova York, Londres, Paris e Pequim. Várias publicações em livros, jornais e revistas e editou livro de pintura e poemas – “Pra não Perder a Memória” – em 2006 na Galeria Firenze.
Em sua individual de 2011, no Ponteio Lar Shopping – “Cenas de Nova York” –obteve um grande sucesso com comentários de Yara Tupinambá:. “Olhar e encontrar: é a artista nos falando de seu encantamento perante a cidade que vivenciou… sua interpretação das imagens que captou, através da cor que se desdobra em sinfonias cromáticas…”
“Através de traços nervosos e muito grafismo, Zanne Neiva, retrata o clima agitado das grandes cidades, sem contudo, deixar de criar um onipresente clima romântico em seus trabalhos. Apaixonada pela vida urbana, ela elabora arranha-céus e avenidas, pontes e casarios, figuras humanas em seu cotidiano, túneis e marinhas, sem contudo comprometer-se com o formalismo realista, mas exprimindo o que vem de sua alma..”.(Valdir Coutinho Jorn. Recife/PE)
Dois pontos altos do seu trabalho são também as cenas de Bar e Retratos.
Segundo Zanne “Encontros…Jogar conversa fora…criar laços…brindar e celebrar a vida! Viver, dormir , sonhar…A poesia do eterno caminhar. Recordações de entes queridos. Perpetuar a vida e a lembrança. Este é o sentido de minha vida e do meu trabalho, finaliza a artista”.
Zanne Neiva atua também como professora de desenho e pintura em sua Zarte – Escola de Arte.

Você Sabia?
Muitos costumes que se perpetuam na história da humanidade vêm do Hemisfério Norte, como é o caso da escolha do mês de maio para ser símbolo dos casamentos. Países com baixas temperaturas permaneciam longos períodos sem a luz do sol e a falta de calefação nas residências também ditava os hábitos de alguns povos.
Diferentes sociedades esperavam o aumento das temperaturas para retomar seus banhos, já que a água era muito fria em outros períodos.
O frio diminuía por volta de maio, época em que era mais fácil encontrar flores para serem utilizadas nas roupas e em banhos e óleos, o que permitia à população melhorar os odores corporais.
Com temperaturas mais altas, flores disponíveis para o uso pessoal e na decoração, assim
Mães: eu tenho duas!
Mãe não é um título, é uma dádiva. Não importa se é de sangue ou se é de sentimento. Mãe é ser presença constante, carinho incansável, proteção e segurança. Palavras de conforto, muitas vezes cobranças e críticas, porem sempre motivadas por amor. Com vocês aprendi que muitas feridas são bem menos dolorosas que certos beijos, afinal muitos destes últimos eram velados por sentimentos diversos do que expressavam.
Que a beleza das flores, a doçura do mel, o brilho das estrelas, envolvam todas as mães e que continuem irradiando este amor e esta alegria que sempre ofereceram!
Um feliz dia para todas as mães do mundo e um dia muito especial para as minhas, a de sangue e a de sentimento: Nídia e Albertina.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais. Temos 3 localizações para melhor lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.
Fonte: David Faria
Fonte: Brazilian Times