Caption
O artista Daniele Dell’Uomo nasceu, mora e trabalha em Alatri, na…

O artista Daniele Dell’Uomo nasceu, mora e trabalha em Alatri, na Italia.
Autodidata, instintivamente se apaixonou pela arte, atraído e fascinado por tudo ao seu redor: os becos da sua cidade, as igrejas, as portas, mas também os rostos, atitudes, gestos diários da realidade em que vive e trabalha.
Atento para captar as tonalidades mais evidentes do que as mais ocultas: do vermelho do pôr do sol, à brancura de uma paisagem caiada pela neve, ao brilho das águas que refletem nos barcos solitários, até a aparência de um palhaço ou a atitude de seus conterrâneos, protagonistas das cenas tão cotidianas quanto enraizadas na tradição do povo Italiano.
Suas telas são autênticas e espontâneas, “iluminações” que refletem a sua interioridade e personalidade, mas também seus estudos e sua atenção prestados há anos à cor e à técnica na busca contínua de uma definição estilística que se aproxime o mais possível ao seu espírito.
Seus temas, desde paisagens naturais, vistas da cidade, retratos, são instantâneos da sua alma, que dita as sombras e guia as pinceladas: a majestade de um carvalho que se destaca imponentemente no céu, a vivacidade de um campo “harmonizado” de amarelos e vermelhos, a brancura e simplicidade do rosto genuíno de uma “ciociara”. O sorriso melancólico de um palhaço que esconde sua, mas também nossa, infinita tristeza.
Apaixonado por todas as suas pinturas porque em cada uma delas “é representado um momento, mesmo apenas um momento da minha vida, que permanecerá fixo para sempre. A pintura é para mim uma maneira de possuir a realidade, um sequestro pacífico de momentos ou coisas que cercam minha vida”.








Fonte: Brazilian Times