
“Estamos sendo tratados como carga”, desabafa o DJ Caio Saldanha, após quase dois meses em…
“Estamos sendo tratados como carga”, desabafa o DJ Caio Saldanha, após quase dois meses em navio, impossibilitado de voltar ao Brasil por causa da Covid-19. Ao lado de sua noiva, a apresentadora Jéssica Furlan, eles embarcaram no dia 14 de março para trabalhar por 24 semanas, mas viram o novo coronavírus afetar os planos e a rotina.
O casal chegou aos Estados Unidos, para dar início à viagem, no mesmo dia em que o presidente Donald Trump decretou o chamado “No Sail Order“, que restringia navegações na costa do país para conter a disseminação do novo coronavírus.
Sem dinheiro para voltar pra casa, Caio e Jéssica resolveram embarcar no cruzeiro Infinity, da Royal Caribbean, mesmo sem esclarecimentos da companhia sobre a situação do navio frente à determinação dos EUA. Já na embarcação, foram convocados para uma reunião com o restante da tripulação — não há turistas a bordo –, e informados de que navegariam sem rumo.
Logo nos primeiros dias, vieram as confirmações de casos do coronavírus e a morte de um tripulante filipino — a companhia, contudo, negou que houvesse relação com a Covid-19. Foi aí que a viagem se deteriorou: passageiros foram obrigados, a partir de 27 de março, a ficarem em quarentena dentro das respectivas cabines por 21 dias seguidos, sem poder sair. Segundo Caio, parte da tripulação teve que cumprir esse isolamento em quartos sem janelas.
“Fomos dispensados no dia 27 de março e desde então a gente está aqui. A gente se sente como carga, sendo jogado entre navios, não temos perspectiva. Se há brasileiros que querem ficar, que fiquem. Nós queremos ir. Eles avaliam que a vida é muito boa no navio; para nós, é fora dos padrões de normalidade e dos Direitos Humanos”, declarou Caio.
Vinte e um dias trancado em uma cabine, ele acrescenta, é uma violação grave à dignidade humana. “Tortura, mesmo sendo em quarentena”, completou.
Após o fim da quarentena, ambos passaram a poder circular livremente pelo navio, mas mantendo o distanciamento social e usando máscara. O equipamento de proteção, aliás, também é alvo de queixas. Segundo eles, só foi fornecido um modelo descartável, que precisaram usar até o fim do isolamento.
Na sexta-feira, dia 08, o casal mudou de navio: estão no Celebrity Reflection, mas seguem sem informações concretas sobre quando irão desembarcar. Em uma carta, a companhia informou a Caio que há dois possíveis planos para que eles desembarquem: ou seguirem até Londres e pegarem um voo ou outro navio. Datas, contudo não foram confirmadas.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.
Fonte: Redação – Brazilian Times.
Fonte: Brazilian Times