Pular para o conteúdo

Da série “Gênios da música brasileira”, Ricardo Vasconcellos!

Antes de mais nada, agradeço a cortesia do amigo Junior Marra, músico e jornalista de…

Antes de mais nada, agradeço a cortesia do amigo Junior Marra, músico e jornalista de Brasília, criador do Ponto dos Músicos e Artistas de Brasília, por ter me autorizado a repassar essa história sobre esse músico genial, orgulho do nosso Brasil, Ricardo Vasconcellos.

Contrabaixista, compositor e arranjador, Ricardo Vasconcellos é Professor da Escola de Música de Brasília.

Como contrabaixista, Ricardo iniciou seus estudos com o Prof. Sandrino Santoro e graduou-se pela UnB, na classe de Jacques Frazunkievcs, em 1982.

Os professores Pino Onnis e Wolfgang Guttler contribuíram sobremaneira em sua formação como instrumentista. Entre 1996 e 1999 teve a orientação do virtuoso Hans Roelofsen, tendo se apresentado em duo com o mesmo por várias ocasiões.

Ainda na Universidade de Brasília, foi aluno do compositor e maestro Cláudio Santoro por vários anos (composição e regência) e de Luis Gonzaga Carneiro, com quem estudou harmonia e instrumentação. Participou de vários cursos nas áreas de regência (Gerard Kegelman, Manuel Ivo Cruz e Manuel Prestamo) e harmonia e improvisação (Ian Guest e Nelson Faria).

Como solista, Ricardo já se apresentou com várias orquestras brasileiras, incluindo a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Filarmônica de Goiás, a Orquestra Sinfônica e a Camerata da Escola de Música de Brasília.

Com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, apresentou a primeira audição brasileira do Concerto em Fá# menor p/Contrabaixo e Orquestra de Giovanni Bottesini. Tem atuado como Chefe de Naipe e/ou Professor Convidado em várias cidades e orquestras brasileiras (Goiânia, Cuiabá, Teresina e Manaus). Apresentou recitais e realizou masterclasses nas Universidades Federais de Goiás e de Minas Gerais.

Foi recitalista convidado nos IV, V e VI Encontros Internacionais de Contrabaixistas, realizados, respectivamente em Belo Horizonte, Goiânia e Pirenópolis.Paralelamente, Vasconcellos acumulou uma grande experiência na música popular, tendo acompanhado artistas como Nara Leão, Zé Rodrix, Antonio Adolfo e Marisa Gata Mansa. Foi fundador e membro de dois dos mais importantes grupos de música instrumental de Brasília: na década de 70, o “Trio” e na década de 80, o “Instrumental e Tal”.

Desde 1990, Ricardo Vasconcellos tem sido convidado pelo Cerimonial do Palácio do Itamaraty para organizar, dirigir e apresentar recitais que são oferecidos aos Chefes de Estado Visitantes pelo Presidente da República. Nessas ocasiões tem atuado como instrumentista, arranjador e regente.

Ricardo tem um grande repertório de arranjos e transcrições, tendo desenvolvido um estilo próprio de mesclar a música popular e a erudita. Além de várias orquestrações e adaptações para peças do repertório clássico do contrabaixo, escreveu inúmeros arranjos sinfônicos e de câmera, dentre os quais destacam-se:

Série “Amazônia Viva” – vinheta sobre “Brasil” de Cazuza, “Um Índio” de Caetano Veloso e “Se eu quiser falar com Deus”de Gilberto Gil – apresentado no programa internacional de mesmo título (Rede Manchete) por Caetano, Gil e a Orquestra Ópera Brasil, sob a regência de Sílvio Barbato; Série “Clássicos da Música Popular Brasileira”, para o Quarteto de Brasília;

“Aquele Abraço” de Gilberto Gil, para o CD “Brasilianas” de Rabinovitz/Lopes; Série “Brasília Ano 30” para a Orquestra do Teatro Nacional, em comemoração aos 30 anos da cidade.

Muitos outros títulos foram escritos em parceria com Francisca Aquino destacando-se as séries: “Projeto Volta Redonda”, que inclui orquestrações para Orquestra de Cordas e Banda Sinfônica e “Música Popular Brasileira para Contrabaixo e Piano”, apresentada na Convenção de 1999 da International Society of Bassists, além da série “Legião Urbana”, encomendada pela OSTN/GDF para lançamento do Memorial Renato Russo. Atualmente trabalham em uma nova série de arranjos encomendada pelo Quarteto de Brasília.

Em Duo con Francisca Aquino, Ricardo já se apresentou em inúmeras cidades brasileiras e norte-americanas, executando uma variedade de programas que incluem obras de todos os tipos, gêneros e épocas. Ricardo Vasconcellos atuou, por seis semanas, como músico convidado da Netherlands Phylarmonic Orchestra em Amsterdã.
Parabéns Ricardo Vasconcellos, e finalizo com uma quotação de Junior Marra:

A cultura de um povo é o seu maior patrimônio Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores,
é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais. Temos 3 localizações para melhor lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.

Ricardo Vasconcellos duo com Francisca Aquino
Ricardo Vasconcellos on acoustic bass 2
Ricardo Vasconcellos on acoustic bass

Fonte: Brazilian Times