
Nosso sistema imunológico é responsável pelas defesas do organismo. Em um primeiro momento, ele reconhece a presença de um agente invasor. Depois, cerca os vírus, bactérias e células infectadas, impedindo que continuem o processo de infecção. Finalmente, ele as destrói e elimina do organismo.
Nos idosos, esse processo é prejudicado por um fenômeno chamado de imunossenescência, que é uma deterioração do sistema imunológico causada pelo envelhecimento. Devido a isso, as células ficam confusas e não têm uma resposta apropriada à ameaça.
Em muitos casos, a reação do sistema imunológico é insuficiente para acabar com a doença. Outras vezes, a resposta é exagerada, prejudicando o organismo. Até mesmo outras células sadias podem ser atacadas nesse processo, gerando lesões. Por todas essas razões, a contaminação nessa faixa etária é muito mais perigosa.
Diagnóstico de outras doenças crônicas
Cerca de 70% dos idosos têm doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, entre outras. Quase a metade das pessoas acima dos 65 anos acumula pelo menos dois desses diagnósticos. Por isso, quanto o vírus contamina um indivíduo da terceira idade, o organismo precisa lidar não com uma doença, mas com todas elas.
O coronavírus (ou outras doenças infecciosas) causa uma inflamação no organismo. O resultado é uma grande descompensação das doenças anteriores, que prejudicam o bombeamento do sangue ou causam outros problemas nos rins, coração e pulmões, entre diversas complicações possíveis.
Aqui nos Estados Unidos, observou-se que 40% das pessoas hospitalizadas por infecção do coronavírus tinham alguma patologia cardiovascular ou cerebrovascular. Ou seja, quase a metade dos pacientes internados.
Como proteger os idosos dessas ameaças?
1. Fortalecer o sistema imunológico: alimentação adequada, ingestão de água, respeito às horas de sono ou descanso e prática de exercícios físico, tabagismo e o consumo de álcool são terríveis para o sistema imunológico. O açúcar também destrói as defesas do organismo. Por outro lado, o sol é um aliado que favorece a resposta imunológica.
2. Evitar aglomerações: a menos que o comparecimento seja realmente necessário, é melhor permanecer no ambiente doméstico.
3. Lavar as mãos com frequência: a higiene das mãos é uma das principais aliadas da prevenção ao COVID-19.
4. Manter as vacinas atualizadas: Existem vacinas muito importantes para a população idosa, como a da gripe. Frequentemente, essas vacinas são atualizadas e incluem novos vírus, já que esses seres são mutantes as variações podem infectar pessoas sem que elas tenham uma defesa preparada para a nova ameaça.
5. Limite o contato: Ao encontrar as pessoas, é importante não se aproximar tanto,
mantendo uma certa distância, para eles, a contaminação pode ser fatal.
E você, o que tem feito para cuidar da sua saúde ou dos idosos com quem convive?
Flavianny Marques
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.
GAUCHÃO RESTAURANTE- O melhor da comida brasileira. Fazemos entrega em toda região: Somerville, Medford, Cambridge e arredores. Estamos localizados no 102 Broadway, Somerville (MA). Ligue: (617) 625-6100.
INCOME TAX- Imposto de renda, contabilidade, folha de pagamento, incorporações, ITIN, Traduções. Temos 4 endereços: Framingham, Worcester, Somerville e Plymouth. Ligue: (508) 872-5597.
Fonte: Brazilian Times