
1/14 A poética e dramática vida do último imperador da China, Pu Yi, tem como protagonista as amplas, mas claustrofóbicas paredes, corredores e pátios da Cidade Proibida de Pequim. O filme capta com riqueza de detalhes a vida da corte do jovem monarca, cercado por eunucos e rígidas normas. Quem visita o grande palácio mergulha imediatamente nessa atmosfera suntuosa, porém estranhamente melancólica. O Último Imperador (The Last Emperor, China/Itália/Reino Unido, 1987) Diretor: Bernardo Bertolucci Estrelando: John Lone e Peter O’Toole Nove Prêmios da Academia, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado (Thinkstock)

2/14 Numa época em que jovens e crianças deixam cada vez mais o hábito de leitura de lado, JK Rowling criou uma pequena revolução. A série cinematográfica não foi diferente. Novas audiências lotaram cinemas e uma peregrinação às locações dos oito filmes da série fez lugares remotos do Reino Unido serem disputados por um pouco usual público visitando o Castelo Alnwick, o viaduto Viaduto Glenfinnan e a Universidade de Oxford. Isso sem esquecer da plataforma 9 ¾ na estação St. Pancras. Harry Potter (Estados Unidos/Reino Unido, 2001-2011) Diretor: vários Prêmios da academia: até agora nenhum. Neste ano, Animais Fantásticos e Onde Habitam concorre a dois prêmios. (Caio Vilela)

3/14 Toda uma geração já sonhou em cantarolar ‘Do-Re-Mi’ sobre as relvas dos Alpes e nos bem-cuidados jardins de Salzburgo. Tudo por conta do meloso musical estrelado por Julie Andrews e Christopher Plummer. É só chegar na cidade e dar de cara com passeios organizados visitando os diversos locais utilizados nas filmagens. Sim, pois a mansão do capitão Von Trapp é um complexo quebra-cabeças de locações espalhadas pela região. Entre os destaques do tour estão os jardins do Palácio Mirabell (cenas do Do-Re-Mi), a Catedral de Mondsee (cerimônia de casamento), o Schloss Frohnburg (fachada da mansão) e o Schloss Hellbrunn (o gazebo para Sixteen Going on Seventeen). A Noviça Rebelde (The Sound of Music, Estados Unidos, 1965) Diretor: Robert Wise Estrelando: Julie Andrews e Christopher Plummer Prêmios da Academia: quatro, incluindo melhor filme e melhor diretor (Thinkstock)

4/14 O filme que marcaria a carreira de Matthew Broderick e a adolescência de muita gente é, descaradamente, uma ode a Chicago. Entre uma estripulia do protagonista e uma trapalhada do inspetor Rooney, todos os grandes marcos da cidade estão lá: o estádio de beisebol Wringley Field, a Sears Tower (atual Willis Tower, que já foi o maior edifício do mundo), o Art Institute e as margens do lago Michigan. Só ficou faltando a escadaria da estação ferroviária, eternizada no tenso tiroteio de Os Intocáveis, com Andy Garcia e Kevin Costner. Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off, Estados Unidos, 1986)Diretor: John HughesEstrelando: Matthew BroderickPrêmios da Academia: zero (e quem é que está preocupado com isso?) (Thinkstock)

5/14 Num dos mais idílicos cenários urbanos do planeta, uma pequena ilhota cercada de águas geladas é um sinistro testemunho de outros tempos. Residência de personagens como Al Capone e George “Machine Gun” Kelly, o presídio entrou de vez no imaginário popular com a fita que dramatiza a espetacular fuga de Frank Morris e os irmãos Anglin. Hoje Alcatraz é um parque público e barcaças o conectam com o Fisherman’s Wharf. Alcatraz, Fuga Impossível (Escape from Alcatraz, Estados Unidos, 1979) Diretor: Don Siegel Estrelando: Clint Eastwood (Thinkstock)

6/14 A suave comédia romântica protagonizada por Audrey Hepburn e Gregory Peck soa tão inocente para os padrões atuais que só emplacaria uma matinê na programação. A história de uma princesa entediada e um jornalista americano flanando pelas ruas de Roma é um resgate a uma Itália menos de um década saída da guerra. Cenas tendo como pano de fundo a Piazza di Espagna, a Bocca della Verita e o Monumento a Vitorio Emanuelle II dão um tom tão teatral como esplendoroso da bela cidade. A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday, Estados Unidos, 1953) Diretor: William WylerEstrelando: Audrey Hepburn e Gregory Peck Prêmios da Academia: três, incluindo melhor atriz para Hepburn (Thinkstock)

7/14 “Constituimos una sola raza mestiza que desde México hasta el estrecho de Magallanes presenta notables similitudes etnográficas”. Depois de rodar por boa parte da América do Sul com seu companheiro Alberto Granado e La Poderosa, essa foi a contundente conclusão que o jovem Ernesto ‘Che’ Guevara declarou aos amigos do leprosário de San Pablo, no Peru. Tocante, bem humorado e terno, o filme passa por belas paisagens de nosso continente, como a travessia dos lagos andinos, na fronteira de Chile e Argentina, as ruínas de Machu Picchu e a árida região norte do Chile, na mina de Chuquicamata. Diários de Motocicleta (EUA/Argentina/Brasil e outros) Diretor: Walter Salles Estrelando: Gael García Bernal, Rodrigo de la Serna (Nanosmile/Wikimedia Commons)

8/14 Tal como os atuais filmes de espionagem – de 007 a Bourne, passando por Missão Impossível -, Indiana Jones também não parava em casa. Por suas andanças visitou selvas tropicais, ruínas pré-colombianas e cidades como Veneza. Nada, porém, foi tão impactante quanto a sequência final da terceira fita, rodada em Petra, na Jordânia. Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade, Estados Unidos, 1989) Diretor: Steven Spielberg Estrelando: Harrison Ford e Sean Connery (Chris Hondros/Getty Images)

9/14 Não há quem não vá à Filadélfia e tire uma foto nas escadarias do Philadelphia Museum of Art, saltando e de braços erguidos. Só não é mais patético por que você terá a companhia de mais meia dúzia de pessoas fazendo exatamente a mesma coisa. E, convenhamos, faz parte da diversão no berço da liberdade americana. Tanto que uma estátua do personagem está lá junto aos pés dos degraus para mais fotos. Outros locais de filmagem são a casa na 1818 East Tusculum Street e o Fairmont Park. Rocky, um Lutador (Rocky, Estados Unidos, 1976) Diretor: John G. Avildsen Estrelando: Sylvester Stallone e Talia Shire Prêmios da Academia: três, incluindo melhor filme e melhor diretor (Thinkstock)

10/14 A obra-prima de Anselmo Duarte talvez mostre não somente o patente sincretismo religioso baiano, mas sobretudo o embate entre o oportunismo e coletivização de assuntos individuais. Rodado praticamente inteiro no entorno da igreja de Santa Bárbara (ou seria Iansã?), mantém-se atual e vigoroso. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, voltou consagrado de Cannes, de onde trouxe a Palma de Ouro. O Pagador de Promessas (Brasil, 1962) Diretor: Anselmo Duarte Estrelando: Leonardo Villar e Glória Menezes (Capitu CC)

11/14 Depois de ver Meryl Streep desfilar glamour (e uma bem humorada arrogância) em Nova York e Paris em O Diabo Veste Prada, foi hilário vê-la de jardineira e descabelada nas ilhas gregas. As principais locações foram feitas nas ilhas de Skopelos e Skiathos, incluindo as cenas da praia e do casamento na capela Agios Ioannis. Com coquetéis coloridos, mar azul, belos corpos e um grande ritmo de balada, com certeza o filme contribuiu para uma maior procura por pacotes para a Grécia. Mamma Mia! (Estados Unidos/Reino Unido, 2008) Diretor: Phyllida Lloyd Estrelando: Meryl Streep, Pierce Brosnan e Colin Firth (Harout Arabian/Wikimedia Commons)

12/14 Este filme sobre a vida da consorte de Luís XVI foi malhado duramente pela crítica, mas ele tem o seu valor. Esse foi o preço por ousadias como uma trilha sonora com New Order e peças de vestuário como um All-Star. Mas, conforme ele vai envelhecendo, percebem-se vários valores nele. Bom mesmo é ver a personagem-título protagonizada por Kirsten Dunst curtindo a vida pelos jardins e salões do Palácio de Versalhes, enquanto Paris entrava em ebulição revolucionária. Cenas adicionais foram gravadas em Fontainebleau e Chantilly. Maria Antonieta (Marie Antoinette, Estados Unidos/França/Japão, 2006) Diretora: Sofia Coppola Estrelando: Kirsten Dunst Recebeu o prêmio da Academia de melhor guarda-roupa (Thinkstock)

13/14 A refilmagem da divertida comédia de 1960 é uma pequena homenagem à capital do jogo e do entretenimento. Enquanto Sammy Davis Jr., Frank Sinatra e Dean Martin circulavam entre as roletas e caça-níqueis dos cassinos Sands e Riviera, George Clooney, Brad Pitt e companhia elegeram o Bellagio como vítima. Nestas fitas, e na sequência Onze Homens e um Novo Segredo, há de tudo um pouco sobre a cidade: as lutas de boxe, os trapaceiros, os apostadores asiáticos e a iluminada Strip. Onze Homens e um Segredo (Ocean’s Eleven, Estados Unidos, 2001) Diretor: Steven Soderbergh Estrelando: George Clooney, Brad Pitt, Andy Garcia e Julia Roberts (Thinkstock)

14/14 Alucinado e frenético. O ritmo com que Danny Doyle conduziu a trama faz jus ao cotidiano de uma turma de drogados em heroína. Ambientada em uma Edimburgo de clima industrial e cinzento, boa parte das fllmagens foram feitas em Glasgow e Londres. Trainspotting, Sem Limites (Trainspotting, Reino Unido, 1996) Diretor: Danny Boyle Estrelando: Ewan McGregor (Thinkstock)
Fonte: Viagem e Turismo