Pular para o conteúdo

Conclave à vista

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica entra oficialmente no período de transição conhecido como “Sede Vacante”. O destaque agora é o conclave, a reunião ultra-secreta entre cardeais com menos de 80 anos para eleger o próximo pontífice. Eles se hospedam na Casa Santa Marta e caminham diariamente até a Capela Sistina, onde ocorrem as votações. O processo começa de 15 a 20 dias após a morte do Papa — tempo suficiente para que todos cheguem à Roma.

O ritual é carregado de tradição e simbolismo. Os cardeais juram sigilo absoluto, votam com cédulas de papel e não podem votar em si mesmos. A cada rodada, os votos são incinerados, e a famosa fumaça sai pela chaminé da Capela: preta, se ainda não há consenso; branca, quando um novo Papa é escolhido. Se ninguém alcançar dois terços dos votos nos primeiros 34 escrutínios, a escolha passa a ser entre os dois mais votados, mas o quórum se mantém.

A escolha do novo Papa acontece em clima de comoção nos bastidores. Quando um cardeal aceita ser o novo líder da Igreja, ele é levado à “sala das lágrimas” para vestir o traje papal. Em seguida, o mundo ouve o tradicional “Habemus Papam” ecoando da Basílica de São Pedro.

A primeira aparição pública do novo pontífice fecha o ciclo: ele surge na sacada, e dá sua bênção aos milhões de fiéis ao redor do planeta.

The post Conclave à vista appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA

Marcações: