Pular para o conteúdo

Amazônia já vibra no ritmo do Festival de Parintins





Amazônia já vibra no ritmo do Festival… | Viagem e Turismo





















As festividades de Parintins estão para o Amazonas como o Carnaval está para o Rio de Janeiro (Ministério da Cultura/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Os bois Caprichoso Garantido já se preparam para mais uma disputa no Bumbódromo do 58º Festival de Parintins, que ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, na ilha localizada a quase 370 km de Manaus.

Mais do que um espetáculo de cores, música e tradição, o festival é o maior símbolo de defesa da Amazônia e da preservação de sua biodiversidade, reunindo milhões de espectadores.

A festa, porém, não se limita apenas ao final de junho e começa duas semanas antes, com ensaios, técnicos finais e oficiais nas sedes do currais Zeca Xibelão e Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido), as casas dos bois Caprichoso e Garantido, respectivamente.

Outras atrações relacionadas à festa incluem o Museu do Boi Bumbá, que conta a história do festival, e o Mercado Municipal, onde se pode conhecer produtos típicos da região. Os visitantes também podem explorar as belezas naturais da cidade, com passeios de barco pelo Rio Amazonas e pela ilha de Parintins.

Caprichoso e Garantido: os bois que fazem a Amazônia vibrar

O boi-bumbá é paixão, mas também é história e identidade cultural. O Boi Caprichoso, atual tricampeão, traz em 2025 o tema “É Tempo de Retomada”, inspirado no livro homônimo da escritora indígena Trudruá Dorrico. Já o Boi Garantido chega com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, uma exaltação à cultura popular e à luta por justiça social. 

O festival ganhou mais visibilidade nacional recentemente, com a participação de Isabelle Nogueira, a cunhã-poranga do Garantido, no reality show BBB 2024. A apresentação dos bois no programa levou a cultura amazonense para milhões de brasileiros, despertando um interesse ainda maior pelo evento. Sua “rival”, a indígena do povo Munduruku Marciele Albuquerque, além de representar o Caprichoso, tem grande representatividade dentro e fora da arena como ativista.

Azul terá voos de hora em hora durante o festival

Para atender ao público que deseja participar de um dos maiores espetáculos culturais da Amazônia, a Azul vai operar 196 voos extras chegando e partindo de Parintins entre 25 de junho e 1º de julho, totalizando cerca de 13 mil assentos nos voos adicionais da companhia no destino.
Continua após a publicidade

Em comparação às operações da companhia no festival do ano passado, houve um crescimento de 28% em número de decolagens, o que representa, em média, praticamente um voo por hora em cada sentido para os três dias de apresentações no destino manauara.

As operações serão realizadas com aeronaves ATR e Cessna Grand Caravan, com capacidade para 70 e 9 clientes, respectivamente.

As passagens para o evento estarão disponíveis nas plataformas de vendas da companhia nos próximos dias.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Publicidade


Fonte: Viagem e Turismo