
Polícia Federal barrou entrada de turistas americanos, canadenses e australianos, na quinta-feira (17). Decisão do governo brasileiro de voltar a exigir a reciprocidade de visto passou a ser válida em 10 de abril
Da Redação – A Polícia Federal barrou a entrada no Brasil de 69 turistas americanos na quinta-feira (17), cumprindo a lei de princípio da reciprocidade, em vigor no país, segundo a decisão do governo federal. Também foram impedidos de entrar em território brasileiro 15 australianos e 12 canadenses. A exigência de visto para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália, vem sendo cumprida com rigor, aponta o “Ministério das Relações Exteriores.”
Lembrando que a decisão do governo brasileiro de voltar a exigir a reciprocidade de visto foi tomada em maio de 2023, entretanto, passou a ser válida desde o dia 10 de abril deste ano. A nova medida tem surpreendidos os turistas americanos, que desembarcam em aeroportos brasileiros, sem o visto no passaporte, alegando desconhecer a exigência do Brasil.
Dados da Polícia Federal mostram que, ao todo, foram registradas 6.120 entradas de turistas que vieram dos EUA. As 69 pessoas barradas representam uma taxa de inadmissão de 1,129%. Em relação aos turistas da Austrália, 368 entradas foram contabilizadas. Os 15 australianos impedidos de entrar no país representaram taxa de inadmissão de 4,1%.
Já os canadenses que conseguiram ter visto aprovado e entrar no Brasil foram 777 – os outros 12, que não conseguiram ser admitidos, representaram taxa de inadmissão de 1,544%.
Os três países citados não têm isenção de vistos aos nacionais brasileiros e, conforme o governo, “o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita.”
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance
Fonte: Nossa Gente