Os imigrantes sempre querem saber se é possível serem detidos por agentes do ICE se comparecer a uma consulta no Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos. Essa é a pergunta que muitos imigrantes fazem, mesmo que não tenham uma ordem de deportação.
Por esse motivo, uma advogada de imigração esclarece que a primeira coisa que se deve saber é que, em certos casos, podem ocorrer detenções durante consultas com agentes do USCIS.
“Isso pode variar dependendo do agente designado e do centro do ICE em cada estado”, explicou a advogada de imigração Katherine Canto.
No entanto, Canto recomendou que as pessoas não devem deixar que o medo as paralise e não deixar de comparecer ao seu agendamento com os agentes de imigração.
“É uma responsabilidade que a pessoa tem porque está sob jurisdição de imigração, e ela tem a responsabilidade de ajudar… Se não, o caso dela pode se tornar mais complicado mais tarde”, alertou.
A primeira coisa que se deve fazer é consultar suas alternativas com um advogado.
Um deles é o Formulário I-246, conhecido como Suspensão de Remoção, que representa um recurso vital para indivíduos sob uma ordem de deportação ou remoção, oferecendo uma suspensão temporária da saída dos Estados Unidos.
“A suspensão da remoção se aplica àqueles que já têm uma ordem de deportação. Pode ser um recurso legal que pode ajudar a prevenir essa deportação, ou explorar quais outras opções podem estar disponíveis, incluindo para pessoas que não enfrentam uma ordem de deportação, estarem preparadas para comparecer a uma audiência de fiança”, explicou o advogado.
Quem pode enviar esta solicitação? Qualquer pessoa que tenha recebido uma ordem de deportação ou remoção dos Estados Unidos pode solicitar uma suspensão de deportação ou remoção.
Canto disse que foi exatamente isso que ela fez com um cliente.
“A documentação foi preparada para convencer o oficial de imigração de que essa pessoa não era uma prioridade de deportação, e todas as evidências foram apresentadas: que ele é uma pessoa de bom caráter moral, que tem familiares que dependem dele. Isso permitiu que a pessoa comparecesse à entrevista marcada e não fosse detida, embora já tivesse uma ordem de deportação”, explicou.
Fonte: Brazilian Press