Pular para o conteúdo

Brasil exigirá visto de turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta

A medida, determinada por decreto presidencial, entra em vigor a partir desta quinta-feira (10), e tem como base o princípio da reciprocidade – turistas brasileiros também precisam do documento para visitar estes países

Da Redação – Em meio à “guerra comercial” no mundo, com as tarifas sobre importações impostas pelo governo de Donald Trump, o Brasil volta a exigir visto de turistas dos EUA, Canadá e Austrália, a partir desta quinta-feira (10), segundo o “Ministério das Relações Exteriores”. O Itamaraty informa que o governo não renovou isenção concedida a turistas em 2019 e disse que decisão é baseada no “princípio da reciprocidade”, determinada pelo presidente Lula.

Há um descontentamento por parte membros do Senado em Brasília quanto ao decreto presidencial, alegando de que este não seria o momento adequado diante da instabilidade do mercado internacional, no entanto, a reciprocidade de pedidos de vistos é uma tradição diplomática brasileira. Ela havia sido interrompida em 2019 por um decreto unilateral publicado pelo então presidente Jair Bolsonaro.

“Seguimos em tratativas para que os Estados Unidos isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, reforçou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Recorde de turistas tem movimento os aeroportos do Brasil, de acordo com dados do painel de “Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil”, da “Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)”, apontando que em 2024, o país recebeu 728.537 cidadãos dos EUA. Este é o segundo maior número de turistas americanos a visitar o Brasil em toda a série histórica, mantida desde 1990.

Também é o segundo maior fluxo de estrangeiros que chegam ao Brasil anualmente, atrás apenas da Argentina. Ainda em 2024, 96.540 turistas vieram do Canadá – maior número em quase três décadas – e 52.888 da Austrália.

Lembrando que ao contrário do que estabelece o decreto presidencial, o Senado aprovou, em março deste ano, um projeto de lei que suspende a exigência de vistos para cidadãos da Austrália, do Canadá, dos EUA e do Japão, a partir de 10 de abril. No momento, o texto está parado na Câmara dos Deputados.

Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance

Fonte: Nossa Gente