Pular para o conteúdo

Aluno da terceira série, preso pelo ICE, gera protesto em massa no estado de NY

A detenção de um aluno da terceira série e sua família pelas autoridades federais de imigração atraiu críticas generalizadas de membros da comunidade e defensores dos direitos dos imigrantes, culminando em um protesto no sábado, onde cerca de mil pessoas marcharam até a casa do czar da fronteira, Tom Homan, em Sackets Harbor, uma pequena vila de Nova York, pedindo sua libertação.

O presidente Donald Trump prometeu remover milhões de imigrantes indocumentados dos Estados Unidos. No entanto, as operações de execução também incluíram imigrantes indocumentados não violentos, levando a críticas de grupos de defesa e líderes comunitários. Membros da comunidade e defensores argumentam que tais ações desestabilizam famílias e instilam medo nas comunidades, potencialmente impedindo famílias imigrantes de se envolverem com instituições públicas, como escolas.

Family Detained in Immigration Raid in Tom Homan's Hometown Is Released

Manifestantes em Sackets Harbor marcharam mais de três quilômetros de ida e volta de um parque local até a residência de Homan, carregando cartazes e gritando “Traga-os para casa” em resposta à detenção da família. Agentes do ICE conduziram uma batida na North Harbor Dairy em Sackets Harbor, visando um indivíduo acusado de posse de pornografia infantil. Além de prender o principal suspeito, outros sete foram detidos em uma fazenda de laticínios local no mês passado, incluindo uma mãe e seus três filhos matriculados na escola pública local.

Protesters in small New York village march to Trump 'border czar's' home over family's ICE detention

A manifestação, organizada pelo Comitê Democrata do Condado de Jefferson, começou com um comício que incluiu uma declaração por escrito da procuradora-geral de Nova York, Letitia James, que disse estar “de coração partido e com raiva” pelo incidente. Embora um pequeno grupo de contramanifestantes também tenha aderido, o evento permaneceu pacífico. Jaime Cook, que está em seu primeiro ano como diretora da Sackets Harbor Central School, participou da marcha.

A thousand people march outside home of 'border czar' in support of detained Sackets family | Community Notes | nny360.com

Cook disse que os alunos, na terceira, décima e décima primeira séries, estavam matriculados na escola há três anos. Ela acrescentou que eles se declararam voluntariamente às autoridades de imigração antes da operação do ICE. “Eu os levei para casa depois das sessões de tutoria. Eu os peguei para as sessões de tutoria. Neste tipo de cidade, esta é uma cidade de carona. Eu os conheço”, disse Cook à NBC News. Jonna St. Croix, professora da Escola Central Sackets Harbor, disse que se juntou à marcha porque duas das crianças detidas são suas alunas do sexto, nono e décimo ano. “Eu os vejo todas as manhãs, e eles têm grandes sorrisos em seus rostos. Eles sempre dizem, ‘Bom dia, senhorita’, e [eu] dou a eles um lanche quando eles pedem um”, disse St. Croix. “É muito evidente quando há uma mesa vazia, e sentimos falta deles.”

O presidente do Comitê Democrata do Condado de Jefferson, Corey Decillis, disse à NBC News: “Vimos isso acontecer nos últimos 60 dias em todo o país, mas quando acontece no seu quintal, acho que é isso que chama a atenção das pessoas.” Tom Homan disse em uma entrevista na quinta-feira na WWNY-TV: “Não foi uma batida policial. Foi uma execução de mandado de busca em uma casa onde uma família foi encontrada ilegalmente no país. O ICE está fazendo tudo conforme as regras. Quando a investigação chegar ao ponto em que não temos interesse nessa família, então uma decisão será tomada sobre a liberação.” O diretor Jaime Cook disse em uma declaração: “Eles moravam em uma casa na mesma rua de uma casa para a qual o ICE tinha um mandado. O fato de o ICE ter ido de porta em porta é incompreensível. O fato de nossos alunos terem sido algemados e colocados na mesma van que o suposto criminoso da rua abaixo é inconcebível. Quando penso na experiência do meu filho da terceira série, meu estômago se revira e fica difícil respirar.” Tommy Vietor , ex-porta-voz do presidente Barack Obama e do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, disse em uma publicação no X: O ICE está prendendo alunos da terceira série, algemando-os e colocando-os detidos com criminosos adultos. Mais protestos contra a agenda linha-dura do governo são esperados.

Fonte: Brazilian Press