Mal entrou em vigor, e a taxa da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para quem deseja conhecer as maravilhas do Reino Unido já vai ter reajuste. A Embaixada do Reino Unido no Brasil anunciou hoje que, a partir de 9 de abril de 2025, o valor cobrado para solicitar a ETA será de 16 libras, algo em torno de R$ 120 no câmbio atual, representando um aumento de 60%.
Taxa da ETA Reino Unido mais cara
Atualmente, a ETA custa 10 libras, cerca de R$ 75, e é obrigatória para brasileiros que desejam viajar ao Reino Unido. Ou seja, se você pretende passear na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, países que pertencem ao Reino Unido, não terá como escapar de pagar esta taxa. A medida se aplica a portadores de todos os tipos de passaportes: comuns, oficiais e diplomáticos.
A autorização é válida por até 2 anos e permite múltiplas entradas durante esse período. No entanto, caso o passaporte vença ou o viajante obtenha um novo passaporte por qualquer motivo, será necessário solicitar uma nova ETA.
Mesmo com a autorização, o viajante brasileiro ainda precisará passar por um oficial da imigração britânica ao ingressar no Reino Unido. Logo, a aprovação da ETA não garante a entrada no país.

Londres é um dos destinos mais procurados do Reino Unido por brasileiros
Na chegada, as autoridades de imigração checam se o objetivo da viagem corresponde ao declarado. Normalmente, pedem aos viajantes que apresentem, por exemplo, passagem aérea de saída, comprovante de que possui meios financeiros para se manter durante a estadia e reservas de hotel.
A Embaixada do Reino Unido vem alertando viajantes sobre o risco de golpes na solicitação. Os únicos meios legítimos são por meio do aplicativo do governo britânico ou do site oficial. Para evitar golpes, verifique se o site termina em “.uk”, pois domínios que terminam em “.com” não são oficiais.
Baixe grátis o app do Melhores Destinos e receba direto no seu celular promoções, notícias e dicas de viagem!
A taxa deve ser paga apenas por meio dos canais oficiais do governo britânico, com cartão de crédito, débito ou carteiras digitais. Não são aceitos pagamentos via pix.
Vai viajar para o Reino Unido? A minha colega Mari Kateivas fez um super post com um passo a passo completo para você solicitar a ETA sem complicações. Clique aqui para ler!
Leia também:
Os melhores preços de passagens aéreas para Londres
Veja onde ficar em Londres
E você, o que achou da cobrança, que agora ficou ainda mais cara? Comente e participe!
Fonte: Melhores Destinos