Petrópolis, na serra fluminense, vai ganhar uma atração inédita no país neste mês de março: o Museu do Gato, um espaço de exposições inteiramente dedicado aos felinos.
Iniciativa da artista plástica Lucimere Mazurec, que já mantinha seu ateliê no casarão que vai sediar o museu, o espaço se propõe como um ambiente de homenagem aos amigos peludos.
Atrações do Museu do Gato
Segundo a idealizadora, a ideia de um espaço para celebrar os felinos por meio da arte surgiu após o sucesso de suas peças retratando gatos em outros eventos de Petrópolis, como o Natal Imperial de 2024. Depois de um breve período de pesquisas sobre iniciativas similares, Mazurec percebeu que museus do tipo já existiam na Europa, mas a ideia ainda não havia sido trazida ao Brasil.
Construindo em cima dos próprios trabalhos da sua fundadora e mobilizando outros artistas que doaram trabalhos para a exposição permanente, o Museu do Gato abre inicialmente em uma “fase beta”, com promessa de ser expandido nos próximos meses.
Além das exibições artísticas dedicadas aos felinos, a ideia é que, com o tempo, novos espaços sejam abertos ao público, criando uma experiência que permita ao visitante mergulhar na perspectiva de um gato sobre o mundo.
Antes da abertura ao grande público, o museu vai realizar uma inauguração para convidados na noite da quinta-feira (13), com a presença de uma celebridade do universo gatófilo: Xartrux, o “maior gato do mundo”, um bichano brasileiro da raça maine coon, deve comparecer ao evento com seus 13 kg e mais de 1,30 metro de comprimento.
Como visitar
Nesse primeiro momento, o Museu do Gato abre aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h). O primeiro final de semana de funcionamento será nos dias 15 e 16 de março de 2025, com entradas a cada hora certa.
Vendidos no local, os ingressos custam R$ 10 por pessoa. O Museu do Gato fica no Centro de Petrópolis, na rua Ipiranga, 222/B. Outras informações podem ser obtidas pela página oficial.
Fonte: Viagem e Turismo