Pular para o conteúdo

Funcionários do SeaWorld tentam formar primeiro sindicato da história do parque

FOTO: Divulgação. Twitter/X.

Os funcionários da área de segurança do SeaWorld Orlando entraram com um novo pedido para formar um sindicato, marcando a segunda tentativa em cinco anos. Em 2020, um movimento semelhante fracassou após a empresa demitir metade dos trabalhadores aptos a votar.

Caso a iniciativa seja bem-sucedida, o parque poderá ter seu primeiro sindicato na história. O processo envolve conseguir apoio de pelo menos 30% dos funcionários elegíveis e, em seguida, obter maioria simples em votação. Ao todo, 60 seguranças poderiam aderir à união sindical.

A baixa sindicalização na Flórida, que representa apenas 6% da força de trabalho estadual, contrasta com a média nacional de 11,1%. Empregadores frequentemente utilizam táticas para barrar movimentos desse tipo, incluindo demissões estratégicas, como já ocorreu no próprio SeaWorld e até mesmo na Amazon no Canadá.

A votação ainda não tem data definida, mas os seguranças esperam garantir melhores condições salariais e estabilidade no emprego. Enquanto isso, a empresa e o sindicato SPFPA ainda não comentaram o novo esforço de sindicalização.

Fonte: Nossa Gente