Por volta das 7h às 10h da manhã de sexta-feira, testemunhas assistiram a agentes do ICE invadindo pelo menos três casas que se estendiam da área de Pico-Union até o sul de Los Angeles. Um morador contou a Angeli Kakade, da KTLA, que estava dentro de sua casa perto da West 10th Place quando agentes federais chegaram com um mandado de prisão contra a mãe de seu amigo.
“Eu estava saindo do chuveiro e pensei que seria uma sexta-feira normal e a próxima coisa que vi foram três pessoas com armas apontadas para mim”, disse Elvis Vasquez.
“Fiquei preocupado sobre como meus irmãos mais novos se sentiriam porque pensei por um minuto que eles iriam levar minha mãe embora.” Vasquez disse que sua mãe não foi detida, mas que a mãe de seu amigo foi presa. “Eles tinham um mandado de busca, então não podíamos negar isso”, disse Vasquez. Uma testemunha que pediu para permanecer anônima disse que os agentes fizeram uma bagunça nas casas.
“Eu sei que eles entraram na casa, no porão e tudo mais, e fizeram uma bagunça enorme”, disse a testemunha. Pouco mais de um mês após o segundo mandato do presidente Trump, agentes federais continuam reprimindo a imigração ilegal, prendendo pessoas em todo o país, inclusive em Los Angeles. Os vizinhos disseram à KTLA que estão com medo, inicialmente esperando que os policiais estivessem apenas atrás de criminosos. “As pessoas estão indo para a escola ou passeando com seus cachorros e então você vê um bando de caminhões chegando e levando uma família inteira. É assustador”, disse a testemunha. “Não sabemos mais o que esperar, apenas esperamos por coisas melhores.”
Fonte: Brazilian Press