Passageiros avião — Foto: Chris Brignola na Unsplash
Passageiros avião — Foto: Chris Brignola na Unsplash
Grande parte do conforto de um voo está relacionado com quem está viajando no mesmo avião: se tem muito barulho, cheiros fortes ou alguém ocupando o espaço do outro.
Mas, para garantir um trajeto tranquilo e sem grandes aborrecimentos, existem algumas regras de etiqueta que podem ser seguidas. Confira as dicas dadas pelo vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Cláuver Castilho, e pela criadora do blog Aerolindas, que retrata o dia a dia de aeromoças, Letícia Ramos.
🎧 Não faça barulho: lembre-se que o avião é um ambiente fechado, por isso ruídos podem ser bem desagradáveis para os demais passageiros. O ideal é sempre usar fones de ouvidos ao assistir algum vídeo ou colocar música durante a viagem.
💅Cuidado com os cheiros: da mesma forma que os ruídos, é importante evitar cheiros muito fortes, como passar esmalte, acetona ou perfumes durante o voo.
🪟Lembre que a janela não é só sua: se você está no assento da janela, é importante ser solidário quanto à luminosidade. Se atente ao passageiro ao lado para verificar se a luz está o incomodando.
🗣️Não grite com o comissário: durante a viagem, você pode precisar de ajuda para realizar alguma atividade. Para solicitar esse atendimento, basta tocar uma vez a chamada, não fique apertando várias vezes. De mesmo modo, não grite ou puxe a roupa do comissário para chamar a atenção.
💺Não sente fora do seu assento: respeite a numeração das cadeiras. Caso seja preciso trocar de lugar, converse com os comissários para que eles estudem a possibilidade. Lembre-se que algumas pessoas pagam para reservar a posição desejada.
🛄Não use o espaço dos outros: tente organizar a sua bagagem e demais objetos usados durante o voo dentro do limite proposto para a sua passagem.
🏃Controle as crianças: não deixe que elas fiquem transitando pelo corredor sem supervisão. Além de causar uma bagunça durante o voo, pode ser perigoso.
Já em relação ao choro de bebê, mesmo que incomode, não há o que ser feito. Isso acontece porque ele pode estar sofrendo com a pressurização, causando dores nos ouvidos.
🛌Não recline o assento em voos curtos: em algumas viagens, como as de duração de até 1 hora, reclinar a cadeira pode atrapalhar o passageiro do assento localizado atrás ao seu durante alguma refeição, por exemplo, já que o serviço de bordo costuma ser mais rápido nestes casos – ou a pessoa pode estar comendo um lanchinho que levou no voo (o que não tem problema, segundo Castilho).
🛬 Espere a sua vez: no desembarque, é fundamental aguardar a sua fileira ser chamada para pegar a mala de mão e descer do avião, evitando gerar um congestionamento na saída do voo.
⚠Siga as regras de segurança: não desobedeça ao regulamento de segurança. Quando requisitado, afivele o cinto e coloque a poltrona na vertical, por exemplo.
Saiba também:
Vejas mais discas para as suas viagens:

Confira dicas para não ter problemas com suas malas na hora de viajar

Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro

Compras no exterior: entenda quando é preciso pagar imposto e como fazer
Fonte: G1