Prefeitos das cidades de Newark, Orange, East Orange e Irvington, observaram um aumento nas taxas de positividade do COVID-19, bem acima da média do estado nas últimas semanas. O condado de Essex tem mais casos confirmados de COVID-19 (30.780) do que qualquer outro condado em New Jersey e tem acrescentado centenas mais a cada dia, mais recentemente 355 na terça-feira, mostram dados estaduais.
“Se os números continuarem a aumentar, vamos pedir à comunidade para fechar por 24 horas”, disse o prefeito de East Orange, Ted Green, acrescentando que ele e os outros três prefeitos concordaram com um toque de recolher em reunião um dia antes.
Um porta-voz do gabinete do governador Phil Murphy disse que os prefeitos precisariam da permissão do estado antes de decretar qualquer um desses toques de recolher.
Além da maioria dos casos, Essex também confirmou o maior número de mortes de todos os condados de New Jersey desde o início da pandemia. East Orange ocupa o segundo lugar no condado de Essex em termos de casos e mortes, atrás de Newark.
O prefeito de East Orange, Ted R. Green, não falou um limite para desencadear uma paralisação comercial não essencial 24 horas por dia, mas diz que as autoridades municipais estão monitorando de perto os dados diários.
Em meio ao aumento mais recente, os quatro prefeitos em questão impuseram novas regras locais no mês passado, antes mesmo do governador Phil Murphy, anunciar uma série de novas restrições estaduais nas últimas duas semanas. O mais recente deles, um limite de 10 pessoas para reuniões internas, entrou em vigor na terça-feira. Newark já tinha feito isso. E os quatro prefeitos de Essex ordenaram que restaurantes e bares fechem às 20h, antes das 22h do toque de recolher estadual.
Baraka limitou as reuniões internas e externas a 10 pessoas, interrompeu todos os esportes na cidade por duas semanas e proibiu as visitas a instituições de longa permanência pelo mesmo período. Também impôs novas restrições ao uso de máscara, restrições de capacidade e requisitos de controle de temperatura para serviços religiosos, e proibiu restaurantes de aceitar reservas para mais de 10 pessoas.
Baraka disse na semana passada que reavaliaria a situação depois de 1º de dezembro para determinar os próximos passos. Ele que há sinais de melhoria na conformidade, o que é encorajador.
Nos últimos cinco dias, New Jersey bateu duas vezes seu próprio recorde de casos positivos de COVID-19 em um único dia. A taxa de positividade do estado disparou bem acima de 9%. Todos, exceto seis dos 21 condados do estado, relataram mais de 100 novos casos durante a noite, segundo dados estaduais na terça-feira. Um número igual de condados, incluindo Essex, relatou mais de 300. As hospitalizações estão em seus níveis mais altos desde o final de maio. Murphy relatou 38 novas mortes na terça-feira, o maior número diário desde 21 de maio.
O estado enviou equipes aos pontos críticos para ajudar as cidades mais atingidas com testes, mensagens e outras estratégias. Mas se as tendências atuais piorarem, os prefeitos de Newark, East Orange, Orange e Irvington não querem esperar por uma possível nova ação estatal do gabinete de Murphy. Eles pretendem levar seus próprios.
Embora alguns proprietários de empresas possam estar relutantes com os choques em curso, o prefeito Green diz que sente que sabe que pode ficar ainda pior se uma ação mais rígida não for tomada agora.
Fonte: Brazilian Press