
Carolina mora em East Boston, Massachusetts, com o marido e quatro filhos. O mais novo deles…
Carolina mora em East Boston, Massachusetts, com o marido e quatro filhos. O mais novo deles nasceu no início da pandemia em março. O casal perdeu o emprego de limpeza de casas logo após o nascimento do bebê e a família quase não tem renda. Como Carolina e seu marido são imigrantes indocumentados, eles não puderam obter os benefícios federais que ajudaram outras pessoas no estado a manter o pagamento do aluguel.
O Dorchester Reporter divulgou a história da imigrante, mas não divulgou o sobrenome dela para evitar represálias devido ao status de imigração.
“Como mãe, estou muito preocupada em não ter dinheiro para pagar o aluguel”, disse ela, parecendo preocupada enquanto se senta em um sofá na sala de estar. “Meus filhos me viram chorando e perguntaram se teríamos que morar na rua”.
A família deve, agora, US $ 6.000 referentes a três meses em aluguel atrasado, e seu proprietário ameaçou tomar medidas legais.
O número de despejos pode subir em Massachusetts nos próximos meses, à medida que as regras de auxílio à habitação e os benefícios pandêmicos de auxílio-desemprego expirarem no verão. O estado pode estender sua moratória atual contra os despejos, mas os críticos dizem que qualquer nova lei deve proteger os proprietários também.
Carolina disse que os proprietários precisam entender a situação que os inquilinos estão enfrentando: “Não é que queremos viver de graça. O problema é que não podemos trabalhar agora”, disse.
O outro lado da moeda é que sem renda, os proprietários também não conseguem manter em ordem os seus pagamentos, inclusive as prestações dos imóveis.
Em tempos normais, Carolina e sua família poderiam estar enfrentando despejos. Mas os locatários de todo o estado são protegidos pela moratória que está em vigor nos últimos três meses. Ela deve expirar em 18 de agosto, no entanto, e os defensores dizem que Massachusetts pode ver uma onda massiva de despejos, principalmente em bairros com maioria negra e latinos.
Para uma noção de quantos despejos poderiam estar se formando, o Tribunal de Habitação do Estado disse que no ano passado houve uma média de 7.653 processos deste tipo, por trimestre. Atualmente, o tribunal já está com cerca de 5.000 casos, todos em espera por causa da pandemia. Mas a crise do coronavírus pode multiplicar o número, de acordo com especialistas.
“Isso aumentará muito o número de despejos”, disse Steve Meacham, organizador do grupo de direitos dos inquilinos City Life / Vida Urbana. “Se você olhar para as pessoas que estão desempregadas ou quantos locatários devem ficar atrasados quando a moratória terminar, veremos um grande aumento de processos”.
(Esta história foi publicada pela primeira vez, pelo WBUR 90.9FM, na segunda-feira, 6 de julho)
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ALPHA DENTAL– Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454
BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222
L & B Agency– A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.
Fonte: Brazilian Times