Pular para o conteúdo

Infecção rara por ameba que “come cérebro” é confirmada em Hillsborough County (FL)

Naegleria fowleri, ameba que entra pelo nariz e destrói o cérebro. Imagem: CDC.gov.

O Departamento de Saúde da Flórida confirmou que uma pessoa foi infectada com uma ameba rara e geralmente mortal que “come o cérebro” em Hillsborough County.

Segundo as autoridades de saúde, o paciente foi infectado com Naegleria fowleri, uma ameba unicelular microscópica transmitida pela água doce, que entra pelo nariz e ataca o cérebro.

“As infecções podem acontecer quando a água contaminada entra no corpo pelo nariz”, informou o departamento de saúde na sexta-feira, 3.

Primary Amebic Meningoencephalitis (PAM)

A ameba pode causar uma infecção rara do cérebro chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM), que destrói o tecido cerebral e geralmente é fatal. Depois que a ameba entra no nariz através da água contaminada, viaja para o cérebro onde causa a PAM.

“As infecções geralmente ocorrem quando as temperaturas aumentam por períodos prolongados, o que resulta em temperaturas mais altas e níveis de água mais baixos”, afirmaram autoridades de saúde.

Verão

A estação alta para este tipo de ameba é nos meses de verão – julho, agosto e setembro- onde pode ser encontrada em muitos lagos de água doce, lagoas, canais e rios nos Estados Unidos. É mais comum nos estados do sul.

As autoridades de saúde não disseram onde foi relatada a infecção no Condado de Hillsborough ou nenhum detalhe sobre o paciente, informou a FOX13.

De acordo com as autoridades de saúde, houve apenas 37 casos relatados com exposição na Flórida desde 1962.

As autoridades de saúde alertam aqueles que nadam e mergulham com frequência nos lagos, rios e lagoas da Flórida, durante temperaturas quentes, sobre a possível presença de Naegleria fowleri. Efeitos adversos à saúde podem ser evitados, evitando o contato nasal com as águas, uma vez que a ameba entra pelas passagens nasais.

Aqui estão as seguintes recomendações das autoridades de saúde:

  • Evite atividades relacionadas à água em locais de água doce quente, fontes termais e água poluída termicamente, como a água ao redor de usinas de energia.
  • Evite atividades relacionadas à água em água doce quente durante períodos de alta temperatura da água e baixos níveis de água.
  • Mantenha o nariz fechado ou use clipes de nariz ao participar de atividades relacionadas à água em corpos de água doce, como lagos, rios ou fontes termais.
  • Evite cavar ou agitar o solo enquanto participa de atividades relacionadas à água em áreas rasas e quentes de água doce.
  • A exposição à ameba também pode ocorrer quando se usa neti potes (um higienizador nasal) para lavar os seios de congestão relacionada ao resfriado / alergia ou ao realizar rituais religiosos com água da torneira. Use apenas água fervida e resfriada, destilada ou estéril para fazer soluções de enxágue dos seios nasais ou realizar rituais.

Sintomas

Qualquer pessoa que sinta dores de cabeça, febre, náusea, desorientação, vômito, torcicolo, convulsões, perda de equilíbrio ou alucinações após nadar em locais de água doce e morna deve entrar em contato com seu médico imediatamente.

“É essencial procurar atendimento médico imediatamente, pois a doença progride rapidamente após o início dos sintomas”, afirmou o departamento de saúde.

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Infecção rara por ameba que “come cérebro” é confirmada em Hillsborough County (FL) apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News