O número de mortos nos Estados Unidos pela Covid-19 ultrapassou a marca de 70 mil, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins desta terça-feira (5). O país registra mais de 1,1 milhão de casos de novo coronavírus.
Somente no estado de Nova York, a Covid-19 matou mais de 25 mil pessoas. Apesar do número ainda alto, o número de internações vem caindo após um pico em abril. Veja abaixo a progressão no número de mortes nos EUA:
- 6 de abril: 10 mil mortes
- 12 de abril: 20 mil mortes
- 16 de abril: 30 mil mortes
- 19 de abril: 40 mil mortes
- 24 de abril: 50 mil mortes
- 29 de abril: 60 mil mortes
- 5 de maio: 70 mil mortes
Temor de nova onda
Alguns estados norte-americanos vem flexibilizando as regras de isolamento social. Aglomerações foram vistas em praias e parques na Califórnia e na Flórida — em Miami, autoridades tiveram de fechar um parque porque os frequentadores desrespeitaram a obrigação do uso de máscaras. Por isso, pesquisadores temem uma segunda onda de novo coronavírus nos EUA. Um documento interno do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o número de infeções diárias no país pode aumentar em até oito vezes, chegando a 200 mil até o início de junho, em contraste com a média de 25 mil novos casos registrados diariamente no país. Além disso, segundo o relatório, a contagem diária de mortos no país pode aumentar significativamente e chegar a 3 mil até o final de maio.
Fonte: Brazilian Press