Um juiz federal ordenou a libertação imediata de 10 imigrantes sob custódia do ICE na terça-feira, 31, afirmando que seria “inescrupuloso e bárbaro” manter os detidos com doenças crônicas em prisões onde eles poderiam ser expostos ao coronavírus.
Os detidos que serão libertados têm várias complicações médicas, incluindo diabetes, pressão alta, coágulos sanguíneos, dor nos nervos e leucemia.
A ordem emitida pelo juiz distrital dos Estados Unidos, John E. Jones III, exige a libertação imediata dos detidos de três instalações detenções da Pensilvânia – condados de York, Clinton e Pike.
“Se deixarmos de dar assistência aos presidiários, faremos parte de um resultado possivelmente bárbaro”, escreveu Jones em seu pedido. “Nossa Constituição e leis se aplicam igualmente aos mais vulneráveis entre nós, principalmente quando questões de saúde pública estão em questão. Seria insensível e desumano não reconhecer a situação dos imigrantes detidos”, declarou o juiz.
A decisão ocorre poucos dias depois que um juiz federal da cidade de Nova York também ordenou a libertação de um grupo de detidos do ICE.
Imigrantes na faixa de risco
Durante semanas, advogados e grupos em favor dos imigrantes pressionaram o ICE a libertar certos detentos com problemas médicos, alegando que os centros de detenção estavam propensos a infecções em massa e baixas.
Atualmente, mais de 38.000 imigrantes estão sob custódia do ICE em prisões privadas e locais. Até agora, a agência não mudou suas práticas de detenção em resposta à pandemia.
“Estamos empolgados com o fato de o tribunal ter concordado que nossos clientes devam ser libertados imediatamente”, disse Reggie Shuford, diretor executivo da União Americana das Liberdades Civis (UCLA) da Pensilvânia, que representava os detidos.
Jones ecoou as preocupações dos defensores dizendo que os detidos imigrantes “são incapazes de manter-se socialmente distantes enquanto estão detidos pela ICE e não conseguem manter as instalações de detenção suficientemente limpas para combater a propagação do vírus”.
Ele acrescentou que, com base na natureza do vírus e na suposta situação dentro das prisões, os detidos “enfrentam um risco muito real de doença séria e duradoura ou morte”.
A agência ICE já informou que quatro imigrantes sob custódia nas prisões de Nova Jersey deram positivo para COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
“Este vírus não poupa demografia ou raça e é implacável em seu ataque. As precauções adotadas para impedi-lo devem aplicar-se igualmente, se não mais, aos mais vulneráveis entre nós ”, escreveu Jones. Segundo denúncia dos detentos as medidas adequadas não estão em vigor dentro dos centros, para protegê-las do COVID-19.
O post Juiz manda ICE soltar dez imigrantes sob risco de contaminação apareceu primeiro em .
Fonte: Gazeta News