Pular para o conteúdo

O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA E O HÁBITO DA ECONOMIA NA JORNADA DO SUCESSO

Vanilsa.
Seguindo os preceitos de Napoleon Hill para o alcance do sucesso, te convido a…

Vanilsa.

Seguindo os preceitos de Napoleon Hill para o alcance do sucesso, te convido a refletir sobre a terceira e quarta lição deste grande mestre, “O Hábito de Economizar e Iniciativa e Liderança”.

Durante os 20 anos de estudo e pesquisa na busca das causas que levam uma pessoa ao sucesso, Hill destaca a importância de saber lidar com o dinheiro, sobretudo, saber poupar. Você deve conhecer alguma história de alguém que ganhou muito dinheiro e por conta da má administração acabou perdendo tudo. Assim como tem histórias de pessoas que vieram de uma classe marginalizada e com muito esforço e economia construíram fortunas.

“O hábito de administrar bem o dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.” T. Harv Eker
O hábito de poupar é um exercício contínuo, que deve ser fortalecido. Tão importante quanto dar o primeiro passo na decisão de investir seus recursos, é ter consciência do real valor da moeda, independente do valor que você ganha.

Com um bom planejamento, qualquer pessoa consegue economizar, e no médio e longo prazo, usufruir dos benefícios de manter uma boa reserva ou um investimento mais rentável, capaz de proporcionar a realização de sonhos, maior estabilidade financeira e também maior capacidade de superar os possíveis desafios.

A independência financeira está entre os maiores desejos das pessoas, para tanto é preciso aplicar a quarta lei “iniciativa e liderança”. Mover-se para a ação com atitude e consciência. Um bom líder desenvolve negócios, adquire bens, desperta interesses, propicia trabalho as pessoas, estimula o desenvolvimento social e dá impulso ao progresso.

Naturalmente o exercício da liderança estimula a iniciativa, que pressupõe “assumir riscos” e todo risco envolve ônus e bônus. Napoleon Hill afirma que as pessoas de sucesso tem como marca a iniciativa. Ele diz: “se quiser aprimorar a liderança estimule a iniciativa com muita ênfase”.

Liderança é a arte de influenciar pessoas. Existe o líder nato, que é facilmente percebido desde a infância, assim como existe pessoas com predisposição a liderança. Neste caso exige uma pouco mais de esforço no desenvolvimento de habilidades e competências no trato com pessoas, sobretudo, a autoliderança, a confiança em si mesmo e o senso humanização, onde todos se sintam parte do todo, mesmo diante as adversidades, e que o foco seja em prol dos resultados coletivos.

Há de se considerar que alguns líderes natos também necessitam despertar para a humanização da gestão e interesses coletivos. Afinal de contas, o líder deve ser uma inspiração para seus liderados.
Faz sentido a aplicação destas lições em sua jornada de sucesso?

Fonte: Brazilian Times