
Passageiros americanos dentro do avião que partiu do aeroporto de Haneda, no Japão para os EUA. Foto: Philip e Gay Courter/via REUTERS.
Dois voos fretados com mais de 300 americanos que estavam em um navio de cruzeiro no Japão desembarcaram em bases militares na Califórnia e no Texas nesta segunda-feira, 17, iniciando o período de quarentena.
Dos mais de 300 passageiros, 14 estão infectados com o coronavírus, segundo o Departamento de Estado americano.
Os 14 passageiros estavam em quarentena no navio “Diamond Princess” e não apresentaram sintomas anteriormente. Eles foram submetidos ao teste para o COVID-19 havia dois ou três dias.
Durante a retirada do cruzeiro, as autoridades foram informadas de que o teste tinha dado positivo. Cerca de 380 americanos estavam no navio de cruzeiro.
O primeiro avião pousou na Base da Força Aérea de Travis, no norte da Califórnia, pouco antes das 23h30 de domingo (horário local). Um segundo voo chegou à Base Aérea de Lackland, no Texas, cerca de duas horas e meia depois, no início desta segunda-feira.
Os EUA disseram que organizaram a evacuação porque as pessoas no navio corriam um alto risco de exposição ao vírus. A evacuação interrompe uma quarentena de 14 dias que começou a bordo do navio de cruzeiro em 5 de fevereiro.
Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Institutos Nacionais de Saúde, disse no domingo que uma pessoa infectada que mostra sintomas mínimos ainda pode transmitir o vírus a outra pessoa.
O Diamond Princess, de propriedade da Carnival Corp, está em quarentena desde que chegou a Yokohama, uma cidade ao sul de Tóquio, em 3 de fevereiro. A medida foi tomada depois que um homem que havia desembarcado em Hong Kong foi diagnosticado com a doença.
Os passageiros passam a maior parte do tempo trancados nos quartos, e durante uma hora por dia são autorizados a saírem para caminhar e ver a luz do sol.
Ao menos 40 americanos em quarentena a bordo do cruzeiro já haviam sido diagnosticados com o novo coronavírus, afirmou uma fonte do Departamento de Saúde dos Estados Unidos. Essas seriam levadas para hospitais no Japão.
A imprensa japonesa anunciou 99 novos casos de contaminação nesta segunda. Das 3.711 pessoas a bordo do cruzeiro, mais de 450 casos foram registrados. Os pacientes foram levados para hospitais japoneses.
O novo coronavírus já deixou quase 1.800 mortos e 70.500 pessoas infectadas na China. Outros cinco pacientes morreram fora da China.
O post Americanos retirados de navio de cruzeiro no Japão chegam aos EUA; 14 estão com coronavírus apareceu primeiro em .
Fonte: Gazeta News