/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/f/X/BcXE15RNiMbkBAKismmg/portasdoceu6.jpg)
As ‘Portas do Céu’, em um templo em Bali, estão se tornando conhecidas em contas no Instagram com a hastag do nome do lugar. Mas o registro fotográfico é um truque com espelho. — Foto: Reprodução/Instagram/@st.ana93
Um post no Twitter está revelando o segredo que há por trás de lindas fotos feitas em um templo Bali: um truque com espelho faz com que a foto pareça ter reflexo de água, quando na verdade não há água alguma por ali.
Na última quinta (4), a repórter de economia da revista Fortune Polina Marinova compartilhou o registro em sua conta na rede de microblog.
“A prova de que influenciadores do Instagram arruinaram tudo. Meus sonhos e esperanças se despedaçaram quando descobri que a ‘água’ sob as Portas do Céu é somente um pedaço de vidro debaixo de um iPhone'”- Polina Marinova, em post no Twitter.
Proof that Instagram influencers have ruined everything👇
My hopes & dreams were shattered when I found out the “water” at the Gates of Heaven is actually just a piece of glass under an iPhone 😭 pic.twitter.com/oiahI5VCIo
Ela se referia a fotos feitas no templo Lempuyang, um dos seis locais sagrados em Bali, na Indonésia.
A publicação, que até esta quarta (10) já teve mais de 9 mil compartilhamentos e mais de 14 mil curtidas, traz comentários de outros turistas que também se mostraram desapontados quando descobriram que, na realidade, as “Portas do Céu” de Bali não são bem o que mostram as imagens do Instagram.
Para fazer o registro, um guia local coloca um espelho sob a lente da câmera de celular, o que faz o reflexo na imagem. O truque dá a impressão de haver água no local e que seria esta água refletindo a imagem.
A realidade
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/5/b/yCfLk9RWqj1zP69ZemKA/portasdoceu7.jpg)
‘Portas do Céu’ em outro post do Istagram mostra o local onde as fotos são feitas (ao centro da imagem), sem água. — Foto: Reprodução/Instagram/@missjodiewatt
A imagem acima mostra o cenário real do templo onde as fotos são feitas. Ao centro é possível ver uma fila de pessoas e, ao fundo, as ‘Portas do Céu’.
Os registros do Instagram têm atraído turistas ao lugar, o que faz com que a espera por uma foto possa levar até duas horas.
A publicidade com a imagem falsa também pode trazer outro problema ao local sagrado: o turismo predatório, que é a viagem em busca de cliques nas redes sociais em vez da experiência do lugar.
Fonte: G1