Um morador de San Bernardino, no estado americano da Califórnia, cuidava do jardim quando avistou no topo de uma das árvores um leão da montanha. Os bombeiros foram acionados para o resgate da fera, que se apoiava em galhos a 15 metros de altura.
A área foi cercada, e o animal recebeu tranquilizantes para ser levado ao chão, sem riscos a ele nem à equipe. Na semana passada, um corredor do estado do Colorado foi atacado por um leão da montanha e precisou matá-lo com as mãos para escapar com vida. Na Califórnia, o animal foi retirado da árvore por meio de um arnês, uma espécie de cinto de segurança para escaladas. Depois de ser avaliado por uma equipe de biólogos, o felino foi devolvido à natureza.
— É comuns para jovens leões da montanha vagarem para fora do que alguns considerariam ser seu habitat normal na tentativa de estabelecer seu território — explicou o biólogo Kevin Brennan, do Departamento de Vida Selvagem da Califórnia. O diretor do departamento, Rick Fischer, destacou em comunicado que deixar o leão na árvore não seria seguro para a comunidade. Apesar dos temores, ataques de leões da montanha são raros. Em cem anos, foram registrados uma dúzia de incidentes do tipo na América do Norte, segundo o instituto de Parques e Vida Selvagem do Colorado, citado pela rede BBC.
Fonte: Brazilian Press