Direito de imagemGetty ImagesImage caption Sobretaxas americanas foram respondidas com tarifas sobre produtos importados dos EUA, em uma escalada da guerra comercial Após o governo de Donald Trump anunciar a imposição de taxas sobre a importação de aço e alumínio vindos de União Europeia, Canadá e México, os alvos das novas tarifas reagiram e anunciaram que não ficarão de “braços cruzados” diante da medida americana.
Os três já comunicaram medidas de retaliação, enquanto os EUA seguem adiante com sua nova política, classificada pela União Europeia de “protecionismo, puro e simples”.
Washington alega que as tarifas visam a proteger empregos americanos no setor metalúrgico.
A trajetória de Pedro Parente, de ‘presidenciável’ a bode expiatório da greve dos caminhoneirosO escândalo de corrupção que derrubou premiê espanhol e deixou poder na mão dos socialistasAgora, as represálias – que consistem em taxações a uma ampla lista de produtos de origem americana – podem ser parte de uma crescente batalha comercial que tem “armas” curiosas como salsichas, pizzas prontas e abajures.
A seguir, veja como os países vizinhos dos EUA e o bloco europeu reagiram às sobretaxas:
México
O Ministério da Economia mexicano anunciou rapidamente uma lista de produtos sobre os quais vai impor taxas “com nível comparável de dano” ao provocado por Washington.