Pular para o conteúdo

Senado estadual aprova emenda para proteger famílias imigrantes em MA

  • EUA

O Senado de Massachusetts votou e aprovou na noite desta quarta-feira, dia 23, por 25 a 13 inserir no orçamento do Estado a emenda 1147, escrita pelo senador James Eldridge. O documento garante a segurança para as nossas famílias imigrantes.
Os senadores rejeitaram com a mesma margem de votos emenda do senador Fattman que enfraquecia a decisão da Suprema Corte Judiciária de que a polícia não pode trabalhar em parceria com a imigração.
A votação estava marcada para terça-feira à tarde mas após espera de três horas nas galerias do Senado, ativistas foram informados de que não haveria tempo para tratar do assunto naquela tarde.
A emenda 1147 tem quatro provisões importantes para a proteção dos imigrantes: barra a polícia de perguntar sobre status imigratório a não ser que haja exigência legal, acaba com o programa 287g que investe policiais no papel de oficiais de imigração, exige que os imigrantes sejam informados dos seus direitos legais e assegura que Massachusetts não participará de nenhum registro baseado em religião, etnicidade, cidadania ou outras categorias sob proteção legal.
“Essa vitória importante só foi possível graças ao trabalhado de base e coletivo da nossa comunidade”, disse Heloisa Maria Galvão, diretora do Grupo Mulher Brasileira (GMB). “Temos de continuar a pressão para que estas medidas permaneçam na versão final do orçamento estadual para 2019. Colocadas em práticas elas darão tranquilidade as nossas famílias para trabalhar, irem ao médico e levarem os filhos à escola sem medo de não voltarem para casa. Esperamos que elas restituam a confiança na autoridade policial que existe para nos proteger e não para nos perseguir e amedrontar”.
Heloisa conclamou aos brasileiros a ficarem atentos.
O orçamento agora irá para a comissão executiva que vai elaborar uma versão final para ser enviada ao gabinete do governador. Ela acrescentou ser importante agradecer aos senadores que votaram a favor, ao senador Eldridge por submeter a emenda e a senadora Karen Spilka, presidente da comissão orçamentária, que exerceu sua liderança.
Fonte: Redação – Brazilian Times

Marcações: