O RenovaBR promoveu uma troca de experiências sobre renovação política em Nova Iorque, na última quarta-feira, 16 de maio, no Council of the Americas. O idealizador da iniciativa foi Eduardo Mufarej acompanhado de três dos 134 líderes que estão sendo preparados para disputar as eleições desse ano com o objetivo de construir propostas realistas e soluções inovadoras para o Brasil.
Organizado em parceria com o Americas Society, BrazilFoundation e Brazilian-American Chamber of Commerce, o painel “Renovação Política e Novas Lideranças no Brasil” debateu as perspectivas para o setor público brasileiro com vistas a eliminar a distância entre o cidadão e os políticos eleitos para o Congresso. O debate foi completado por Susan Segal e Brian Winter, presidente e vice-presidente do Americas Society/Concil of the Américas, respectivamente.
“Há uma falta de crença nos representantes. É preciso colocar uma energia nova, trazer gente diferente para inverter essa lógica. Estamos formando novos líderes dedicados, éticos e responsáveis que estão dispostos a transformar a política brasileira”, explica Eduardo Mufarej, co-fundador da RenovaBR.
Para Susan Segal, CEO da Americas Society/Council of the Américas, esta é uma das iniciativas mais importantes atualmente em curso na América Latina. “Educar e apoiar a próxima geração de líderes latino-americanos é a chave para criar mudanças profundas e duradouras não apenas no Brasil, mas na região como um todo”, elogia.
Entre as lideranças que participaram do painel, estão Carlos Gomes, Felipe Rigoni e Juliana Cardoso. De acordo com Carlos Gomes, o RenovaBR é um projeto que forma lideranças que defendem posições distintas, mas que têm em comum a crença de que política é lugar de honestidade. “O RenovaBR é vanguarda ao unir pessoas de campos políticos diferentes a partir de princípios, valores, ética e formação em torno de um Brasil melhor”, afirma.
“A importância do RenovaBR está na viabilização, através do conhecimento e da ação, da ascensão de novas lideranças políticas de diferentes espectros políticos para a construção de um país com mais dialogo”, completa o capixaba Felipe Rigoni. Segundo a liderança paulista Juliana Cardoso, o RenovaBR estimula o rompimento do sistema político atual através do impulsionamento de candidaturas de renovação. “Propomos novas práticas e novas ideias. O foco é promover temas que unem o Brasil e não os separam”, conclui.
Fonte: Arilda Costa
